Espanha prepara imposto para patrimônios de mais de 1 milhão de euros
Madri - O governo socialista espanhol prepara um imposto sobre patrimônios de mais de 1 milhão de euros - somando propriedades e rendas -, informou nesta quinta-feira a emissora de rádio Ser. O novo imposto atingirá pessoas que, "somando tudo o que têm (propriedades, ações, rendas e economias), tenham mais de 1 milhão de euros", […]
Da Redação
Publicado em 20 de maio de 2010 às 15h22.
Madri - O governo socialista espanhol prepara um imposto sobre patrimônios de mais de 1 milhão de euros - somando propriedades e rendas -, informou nesta quinta-feira a emissora de rádio Ser.
O novo imposto atingirá pessoas que, "somando tudo o que têm (propriedades, ações, rendas e economias), tenham mais de 1 milhão de euros", segundo a rádio, que cita fontes do Executivo.
O governo prepara este tributo depois de ter suprimido em 2008 o imposto sobre o patrimônio.
Essa medida é acrescentada às anunciadas na semana passada, que preveem um corte de 5% no salário dos funcionários públicos e nas aposentadorias e pensões, além da supressão do chamado "cheque bebê" de 2.500 euros.
Com essas e outras medidas, que serão adotadas pelo governo nesta quinta-feira em um decreto-lei que deve ser analisado pelo Parlamento, o governo pretende acelerar a redução do déficit público de 11,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado para 3% em 2013.
O governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero quer aprová-lo em duas semanas, segundo a rádio.
A alta de impostos prevista não afetará "a classe média que já suporta boa parte dos esforços fiscais do país", disse Zapatero na quarta-feira.
Os principais sindicatos espanhóis, CCOO e UGT, convocaram os trabalhadores para protestar em frente aos órgãos oficiais de todo o país nesta quinta-feira à tarde, quando o conselho de ministros deverá adotar as medidas de austeridade.