Mundo

Em carta a Milei, presidente da China diz querer manter "amizade" com Argentina

Em carta divulgada por Milei nas redes sociais, Xi Jinping o parabeniza pela vitória nas eleições presidenciais da Argentina

Em carta a Milei, presidente da China diz querer manter "amizade" com Argentina (Justin Chin/Getty Images)

Em carta a Milei, presidente da China diz querer manter "amizade" com Argentina (Justin Chin/Getty Images)

Publicado em 23 de novembro de 2023 às 07h09.

Última atualização em 23 de novembro de 2023 às 07h13.

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, recebeu na noite de quarta-feira, 22, felicitações do presidente da China, Xi Jinping, pela vitória nas eleições presidenciais. Em sua rede social X (antigo Twitter), Milei agradeceu Xi pela carta. "Agradeço ao Presidente Xi Jinping as felicitações e votos de felicidades que me enviou através da sua carta. Envio-lhe os meus mais sinceros votos de bem-estar do povo da China", escreveu.

O presidente chinês destaca a importância da parceria entre os dois países na carta. Vale lembrar que, por mais que Milei tenha afirmado diversas vezes que se afastaria de governos que considera comunistas, a China está entre os principais parceiros comerciais dos argentinos.

"Ambos os países aderem sempre ao respeito mútuo, à igualdade de tratamento, ao benefício mútuo e aos ganhos partilhados, e proporcionam-se mutuamente um apoio firme em questões relativas aos interesses vitais de cada um", disse Xi.

Leia a carta na íntegra:

Ao tomar conhecimento de sua eleição como Presidente da República Argentina, gostaria, em nome do governo e do povo chinês e em meu próprio nome, de expressar sinceras felicitações.

A China e a Argentina são grandes países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes. Ambos os países aderem sempre ao respeito mútuo, à igualdade de tratamento, ao benefício mútuo e aos ganhos partilhado, e proporcionam mutualmente um apoio firme em questões relativas aos interesses vitais de cada um. A cooperação prática em diversas áreas traz benefícios tengíveis para ambos os povos. A profunda amizade e a promoção constante dos laços sino-argentinos tornaram-se um consenso geral dos vários setores de ambas as sociedades.

Atribuo grande importância ao desenvolvimento dos laços sino-argentinos e estou disposto a trabalhar junto com vocês para continuar a amizade entre os dois países, promover o desenvolvimento e a revitalização dos dois países com uma cooperação ganha-ganha e impulsionar o desenvolvimento estável. 

Desejo que, sob sua liderança, o governo e o povo do seu país alcancem novos sucessos na causa da construção nacional.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaChinaJavier Milei

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame