Mundo

EI avança sobre insurgentes sírios na fronteira com Turquia

Grupo terrorista tomou as cidades de Soran Azaz e dois vilarejos próximos após conflitos com homens de uma aliança rebelde do norte sírio


	EI: o Estado Islâmico agora tem caminho livre para avançar para o norte
 (AFP)

EI: o Estado Islâmico agora tem caminho livre para avançar para o norte (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2015 às 06h23.

Amã/Beirute - Combatentes do Estado Islâmico avançaram em direção a insurgentes rivais no norte da Síria neste domingo, capturando áreas próximas à fronteira com a Turquia e colocando em risco uma importante rota de abastecimento até a cidade de Aleppo, revelaram combatentes e um grupo de monitoramento do conflito. 

O Estado Islâmico tomou as cidades de Soran Azaz e dois vilarejos próximos após conflitos com homens de uma aliança rebelde do norte sírio, que inclui tanto rebeldes apoiados pelo Ocidente como combatentes muçulmanos. 

O Estado Islâmico agora tem caminho livre para avançar para o norte até a passagem de Bab al-Salam, que liga a província síria de Aleppo à província turca de Kilis, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A tomada da cidade é um duro golpe para os rebeldes agrupados na chamada aliança Jabhat al-Shamiyya (Frente de Levante), porque obstrui uma importante rota de abastecimento que era usada para trazer armas para a região oriental de Aleppo, afirmaram dois combatentes anti-Estado Islâmico.

"A principal rota de abastecimento entre Turquia e Aleppo será bastante afetada", disse Abu Bakr, um comandante dos rebeldes aliados, em mensagem online. 

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Kamala Harris pede que apoiadores parem de pedir prisão de Trump

Venezuela: Brasil, Colômbia e México decidem manter posição de insistir em atas eleitorais

Biden diz 'não estar confiante' de transição pacífica de poder se Trump perder eleição contra Kamala

Manifestantes antirracistas tomam as ruas do Reino Unido após ameaça de protestos da extrema direita

Mais na Exame