Acompanhe:

Em coletiva de imprensa neste sábado, 2, após participar de uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), o presidente francês Emmanuel Macron disse que é contra o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

"Sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo, porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e que tentamos remendar e está mal remendado", afirmou.

Logo depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu a declaração. "É um direito do Macron ser contra o acordo, cada país tem a sua posição", afirmou o presidente brasileiro, emendando que a União Europeia não pensa dessa forma e o país dirigido por Macron tem uma tradição protecionista que direciona a sua opinião.

"É um direito dele (Macron). Cada país tem um direito de ter uma posição. Eu acho que é um direito dele ser contra. O Macron sempre foi, a França sempre foi o país mais duro para fazer acordo porque a França é o mais protecionista. Não é a mesma posição da União Europeia, que pensa outra coisa", disse o mandatário brasileiro. Lula concederia uma entrevista coletiva após a de Macron, mas o evento foi cancelado em cima da hora, sem explicação do motivo.

Acordo Mercosul-UE

O presidente brasileiro tem tentado avançar com o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, mas encontra dificuldades em obter consenso entre os países europeus. A expectativa do governo era de avançar com o tema até a reunião do Mercosul, que ocorre na próxima semana no Rio de Janeiro. Em sua declaração à imprensa, Macron classificou ainda o tratado como "antiquado" e afirmou que a medida era incoerente com a política ambiental do governo.

Mais cedo, durante discurso de Lula em reunião do G77+ China, grupo que reúne países desenvolvidos, o presidente criticou as barreiras protecionistas, o que classificou como hipocrisia. "Barreiras protecionistas e medidas unilaterais impostas por países ricos sob o pretexto da sustentabilidade desnudam a hipocrisia da retórica do livre comércio. Os custos das transições do mundo desenvolvido estão sendo transferidos para o Sul Global. Nós, que já somos os mais afetados pela mudança do clima, estamos sendo duplamente punidos", disse Lula.

Macron visita Brasil em 2024

O presidente francês Emmanuel Macron visitará o Brasil no dia 27 de março de 2024. A confirmação foi feita por ele neste sábado, 2, durante almoço bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP-28, em Dubai.

Durante o encontro, os presidentes conversaram sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O Brasil atua para destravar a parceria entre os blocos. Na sexta-feira, Lula abordou o mesmo tema durante reuniões bilaterais com representante da União Europeia, Ursula von der Leyen, e com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Na reunião com Macron, o presidente Lula também abordou aprofundamento da relação entre os países, sobretudo na questão climática e nas áreas de Defesa e Cultura. Lula e Macron já tinham se encontrado rapidamente durante a COP-28, quando se cumprimentaram. O país tenta retomar a boa relação com a França, após as rusgas entre os dois países durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

(Com Estadão Conteúdo)

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
G20 avança em consenso por criação de Estado da Palestina em reunião de chanceleres
Mundo

G20 avança em consenso por criação de Estado da Palestina em reunião de chanceleres

Há 3 horas

Guerra em Gaza polariza debates no G20, que tem também críticas a Lula e Putin
Mundo

Guerra em Gaza polariza debates no G20, que tem também críticas a Lula e Putin

Há 3 horas

Líder da máfia japonesa é acusado de contrabandear materiais nucleares
Mundo

Líder da máfia japonesa é acusado de contrabandear materiais nucleares

Há 3 horas

Nos EUA, Biden xinga Putin e ataca Trump durante evento de campanha na Califórnia
Mundo

Nos EUA, Biden xinga Putin e ataca Trump durante evento de campanha na Califórnia

Há 5 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais