Mundo

Comércio exterior da China apresenta tendência de melhora

As taxas de crescimento acumuladas dos primeiros oito meses e os três primeiros trimestres que passaram por um declínio de 0,1% e 0,2% em comparação com os mesmos períodos do ano passado, para um crescimento de 0,03%

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 17h28.

O comércio exterior da China tem mostrado resiliência. Os dados da Administração Geral das Alfândegas divulgados na última terça-feira, 7, mostram que as taxas de crescimento nos primeiros 10 meses acumulados do comércio de importação e exportação chinês do mês de outubro se tornaram positivas.

As taxas de crescimento acumuladas dos primeiros oito meses e os três primeiros trimestres que passaram por um declínio de 0,1% e 0,2% em comparação com os mesmos períodos do ano passado, para um crescimento de 0,03%. O crescimento mensal de outubro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado foi de 0,9%.

Segundo os dados mais recentes, alguns fatores apoiaram a recuperação do comércio exterior. Em primeiro lugar, a operação econômica da China continuou a se recuperar e a promover a expansão da demanda de importação. Nos primeiros 10 meses deste ano, a importação em valores do comércio exterior da China somou um total de RMB 14,77 trilhões. A taxa de declínio diminuiu para 0,5%, o que é impulsionado por importação de alguns produtos agrícolas importados e bens de consumo. A taxa de crescimento das importações em outubro passou de negativa para positiva, um crescimento de 7,3 pontos percentuais em comparação com setembro deste ano e 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em segundo lugar, nos primeiros 10 meses, a escala combinada de importação e exportação das três províncias nordestinas da China ultrapassou RMB 1 trilhão pela primeira vez no mesmo período da história, com uma taxa de crescimento maior do que a média da China

Do ponto de vista do potencial de mercado, a China continuou a expandir a escala do comércio exterior com os mercados emergentes, e a abertura do mercado internacional com estreita cooperação regional e comércio diversificado continua a ser otimizado.

Nos primeiros 10 meses, as importações e exportações da China com os países que aderiram a iniciativa de Cinturão e Rota foram de RMB 15,96 trilhões, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior, representando 46,5% do comércio exterior da China. Entre eles, a importação e a exportação para a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), os países da Europa Central e Oriental e os cinco países da Ásia Central aumentaram 0,9%, 2,7% e 34,8%, respectivamente, compensando efetivamente o impacto da falta de demanda do mercado tradicional.

Acompanhe tudo sobre:ChinaComércio exterior

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame