Exame Logo

Combate no leste da Ucrânia deixa 2 militares mortos e 3 feridos

O porta-voz acrescentou que a situação na área do conflito "continua sendo tensa", apesar dos acordos para estabelecer um cessar-fogo

Soldados: segundo a ONU, nos três anos de conflito morreram mais de 10.000 pessoas (Dmitry Serebryakov/AFP)
E

EFE

Publicado em 25 de junho de 2017 às 15h38.

Kiev - Pelo menos dois militares ucranianos morreram e outros três ficaram feridos nas últimas 24 horas em combates com as milícias separatistas pró-Rússia no leste do país, informou neste domingo o Ministério de Defesa da Ucrânia.

"Dois militares morreram como resultado de ações de combate nas ultimas 24 horas e três de nossos soldados ficaram feridos", disse o porta-voz dessa pasta, Andrei Lisenko, em um pronunciamento.

O porta-voz acrescentou que a situação na área do conflito "continua sendo tensa", apesar dos acordos para estabelecer um cessar-fogo devido ao começo da colheita agrícola.

A cessação de hostilidades ao longo de toda a linha de separação de forças deveria ter entrado em vigor ontem, sábado, e a previsão é que se estenda até 31 de agosto.

Por sua vez, o comando das milícias pró-Rússia da autoproclamada república popular de Donetsk denunciou hoje que as tropas ucranianas violaram em várias ocasiões o cessar-fogo com o emprego de morteiros e peças de artilharia.

"Informamos de todas estas infrações à missão do OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa)", declarou à imprensa o numero dois das milícias de Donetsk, Eduard Basurin.

Segundo dados da ONU, nos três anos de conflito nas regiões orientais ucranianas morreram mais de 10.000 pessoas, entre combatentes e civis.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame