Mundo

Co-autor de Freakonomics promete lançar novo livro

O segundo volume terá capítulos sobre a economia da prostituição e a relação de macacos e o dinheiro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Stephen J. Dubner, o jornalista do New York Times co-autor do livro Freakonomics, um dos maiores sucessos da literatura econômica desta década, afirmou hoje que vai lançar um novo volume do livro em que deve tratar de assuntos como a economia por trás da prostituição e experiências de macacos com dinheiro. Dubner e o professor de Economia da universidade de Chicago Steven D. Levitt lançaram em 2005 o best-seller Freakonomics. Teorias como a da correlação entre a legalização do aborto e a posterior redução da criminalidade nos Estados Unidos correram o mundo e fizeram com que o livro chegasse ao segundo lugar na lista de mais vendidos do New York Times.

Durante uma conferência sobre gerenciamento de dados em Boston (Massachusetts), ele afirmou que um dos capítulos do novo livro tratará sobre os efeitos psicológicos do dinheiro entre macacos. Em um laboratório de New Haven (Connecticut), os animais foram treinados pelo economista da universidade de Yale Keith Chen a ganhar argolas que representavam dinheiro e poderiam ser trocados por doces e alimentos. Ele descobriu que os macacos agem como os humanos na tentativa de juntar o máximo de recursos e fazer seu melhor uso.

Chen também desenvolveu duas formas de fazer os macacos experimentarem a sensação de ganhar e perder dinheiro. A conclusão de que eles mostraram uma preferência irracional pela sensação de ganho foi a mesma do que a encontrada em outro estudo sobre "day traders" (pessoas que fazem negociações de curto prazo na bolsa) e fez o próprio Chen se questionar até que ponto o conhecimento do comportamento dos macacos pode ser útil para ajudar a entender a própria raça humana.

Em determinado momento, Chen também observou que um macaco deu uma argola para outro. Em seguida, os dois macacos começaram a fazer sexo. E depois o macaco que recebeu a argola foi até o pesquisador para trocá-la por comida, afirmou Budner. "Freakonomics mostra como o mundo realmente é. Você não pode mudar o mundo se não entender como ele funciona", afirmou Dubner, segundo o site de tecnologia CNET.com.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Telão da Times Square fica escuro após apagão cibernético; veja vídeo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Mais na Exame