Acompanhe:

A China National Offshore Oil Corporation e a TotalEnergies da França completaram a primeira compra de gás natural liquefeito importado da China a ser liquidado em iuane chinês através da Shanghai Petroleum and Natural Gas Exchange.

O negócio terá um conteúdo energético de 3,2 bilhões a 3,4 bilhões de unidades térmicas britânicas, e o gás natural liquefeito (GNL) vem dos Emirados Árabes Unidos, informou hoje o Shanghai Securities News. Não mencionou o valor da transação.

A primeira transação internacional de GNL liquidada em iuane é uma tentativa de promover preços em múltiplas moedas, liquidação e pagamento internacional, disse Guo Xu, presidente da SHPGX.

A bolsa lançou o comércio internacional de GNL em agosto de 2020 e continuará a desempenhar um papel de plataforma e a fortalecer a infraestrutura financeira para o negócio de liquidação internacional de iuane, disse Guo.

A SHPGX foi estabelecida em 2015 e o volume de gás natural negociado na bolsa atingiu 92,86 bilhões de metros cúbicos no ano passado.

Inovação

A CNOOC, o maior operador de campos de petróleo e gás offshore da China, está empenhada em inovar os modelos de preço e liquidação de recursos internacionais, segundo o gerente-geral adjunto Yu Jin.

A promoção da aquisição de recursos internacionais com base no acordo de iuane pode promover a globalização do comércio de energia e construir uma ecologia mais diversificada, observou ele.

Iuane como pagamento

Atualmente, o iuane da China é a quinta moeda de pagamento mais utilizada no mundo, e seu uso no comércio de divisas aumentou para uma participação no mercado global de 7%, o crescimento mais rápido entre as moedas nos últimos três anos.

A escala das importações de petróleo e gás da China também está crescendo. Em 2022, a China importou mais de 500 milhões de toneladas de petróleo bruto e mais de 100 milhões de toneladas de gás natural, incluindo 63,44 milhões de toneladas de GNL, e as fontes estão cada vez mais diversificadas.


Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: CNSTOCK

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Alemanha legaliza uso recreativo da cannabis
Mundo

Alemanha legaliza uso recreativo da cannabis

Há 3 horas

Diretor do Mossad chega a Paris para negociar trégua em Gaza
Mundo

Diretor do Mossad chega a Paris para negociar trégua em Gaza

Há 5 horas

Putin aproveita rival exaurido para colocar Ucrânia contra as cordas
Mundo

Putin aproveita rival exaurido para colocar Ucrânia contra as cordas

Há 7 horas

Israel apresenta primeiro plano oficial para Faixa de Gaza depois da guerra
Mundo

Israel apresenta primeiro plano oficial para Faixa de Gaza depois da guerra

Há 8 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais