Mundo

China limita investimentos estrangeiros em propriedades

Medidas visam diminuir especulação externa na área

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O esforço da China em arrefecer a especulação no mercado imobiliário alcançou um novo alvo nesta segunda-feira (24/07) O Conselho de Estado aprovou uma série de medidas para restringir o investimento de estrangeiros no setor, segundo informou o Financial Times.

O novo pacote de regras - o mais recente de uma série adotada por Pequim nos últimos meses para evitar a explosão do investimento na área - foi desenhado para dificultar a aquisição de propriedades tanto por companhias quanto por investidores individuais estrangeiros.

Analistas disseram que as medidas poderiam ter um pequeno impacto na maioria dos investimentos estrangeiros no setor de propriedades, mas criariam incertezas entre aqueles fundos que tinham começado a ficar mais à vontade nesse tipo de investimento na China.

"Por algum tempo, o mercado imobiliário esperou medidas de restrição ao capital estrangeiro que tivessem um impacto significativo", diz Duan Hairui, analista do Citic Securities. "De qualquer forma, o capital externo ainda vai manter uma importante papel em todo o mercado."

O investimento estrangeiro no mercado imobiliário da China cresceu nos últimos anos, junto com o aumento da confiança de seus participantes sobre direitos privados, e buscou maneiras de ampliar o crescimento da demanda por escritórios e espaço de varejo nas principais cidades.

De acordo com o Conselho de Estado, os investimentos no setor de propriedades feitos por companhias estrangeiras aumentaram 28% na primeira metade do ano. Segundo as medidas aprovadas, as companhias e os investidores individuais externos só poderiam comprar propriedades residenciais se fossem destinadas ao próprio uso ou habitação. Os investidores estrangeiros também teriam de utilizar o próprio nome para a aquisição.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Biden continua apresentando sintomas leves de covid-19, diz médico do presidente

Mais na Exame