Mundo

China inaugura maior linha de trem-bala do mundo

Com quase 2,3 mil quilômetros de extensão, a linha liga Pequim à cidade de Cantão


	Os trens, que viajam em uma média de 300 km/h, possuem paradas estabelecidas nas principais cidades do interior da China 
 (REUTERS/Stringer)

Os trens, que viajam em uma média de 300 km/h, possuem paradas estabelecidas nas principais cidades do interior da China  (REUTERS/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2012 às 05h54.

Pequim - A China inaugurou nesta quarta-feira a linha de trem de alta velocidade mais longa do mundo, a qual, com quase 2,3 mil quilômetros de extensão, liga Pequim à cidade de Cantão e consolida o país asiático como líder mundial neste tipo de rede ferroviária.

O primeiro "trem-bala" partiu hoje às 9h locais de Pequim e, de acordo com a previsão divulgada pelas autoridades, chegará a Cantão - cidade situada no sul do país - oito horas depois, o que representa uma redução de 12 horas no tempo de viagem em comparação com os trens convencionais.

Os trens de alta velocidade, que viajam em uma média de 300 km/h, possuem paradas estabelecidas nas principais cidades do interior da China (entre elas Shijiazhuang, Zhengzhou, Wuhan e Changsha) e passam por seis províncias chinesas, nas quais vivem quase a metade da população nacional (600 milhões de pessoas).

Com a abertura desta linha, a China se mostra como o líder mundial em linhas ferroviárias de alta velocidade, com mais de 9,3 mil quilômetros de linha operando em todo o país. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaFerroviasSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Mundo

Lula se reúne com embaixador do Brasil na Argentina para 'repassar' relação bilateral

Dois dias após atentado, Trump faz primeira aparição pública na Convenção Republicana

Biden ordena fornecimento de aparato de segurança para Kennedy Jr. e reforço para o de Trump

Site de Trump usa imagem de seu rosto ensanguentado para arrecadar fundos após atentado

Mais na Exame