Exame Logo

China alcança superávit de US$ 15,9 bi em janeiro

Exportações cresceram mais do que as importações no período

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O superávit de comércio da China chegou a 15,9 bilhões de dólares em janeiro, mostrando alta em relação aos 9,6 bilhões de dólares apurados no mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado por um aumento de 33% no valor das exportações do país.Para se ter uma idéia, o montante é 7% maior que todas as exportações brasileiras acumuladas até a segunda semana de fevereiro - 14,9 bilhões de dólares -, e 538% superior ao superávit comercial do Brasil no mês passado - 2,5 bilhões.

De acordo com o britânico Financial Times, os números do comércio exterior chinês aparecem geralmente distorcidos em janeiro e fevereiro, por causa do impacto do ano novo chinês, que cai neste período. Uma tendência mais clara do desenvolvimento comercial do país só deve ser vista depois do primeiro trimestre. "No entanto, acreditamos que a alta no comércio é mais firme do que esperávamos", afirmou Hong Liang, economista do banco Goldman Sachs em Hong Kong, ao FT.

Veja também

As importações feitas pela China também tiveram forte crescimento: subiram 27,5% em janeiro na comparação anual. Se analisado em conjunto com o aumento dos lucros da indústria e da capacidade de energia, o número indica que o investimento e o crescimento econômico deverão continuar avançando em 2007.

Em 2006, a China praticamente dobrou seu superávit comercial, alcançando a cifra de 177 bilhões de dólares. O país deve superar o valor de 200 bilhões neste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame