Mundo

Câmara dos EUA vota orçamento que diminui gasto social

Porposta aprovada pelos deputados prevê redução de impostos para os mais ricos e corte dos gastos com saúde, mas deve ser rejeitada no Senado

Congresso americano: apesar da aprovação dos deputados, medida não tem chance no Senado (Lawrence Jackson/White House)

Congresso americano: apesar da aprovação dos deputados, medida não tem chance no Senado (Lawrence Jackson/White House)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 18h01.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - A Câmara Baixa americana aprovou nesta sexta-feira um projeto de orçamento para 2012 que corta radicalmente os grandes programas sociais do Estado de bem-estar para tentar resolver a questão dos déficits a longo prazo, mas que de qualquer forma não tem chances de ser aprovada no Senado.

A Câmara de Representantes, dominada pelos republicanos, adotou o texto por 235 votos contra 193.

No entanto, no Senado, onde os democratas são maioria, o projeto não tem nenhuma chance de ser aprovado.

O projeto de orçamento republicano para 2012 apresentado pelo presidente da comissão de Orçamento, Paul Ryan, economizaria, segundo ele, 4,4 trilhões de dólares nos próximos 10 anos e ajudaria a reduzir as regulações que, de acordo com os conservadores, trazem obstáculos para o crescimento econômico.

O plano implica a redução de impostos para as empresas e os americanos mais ricos, controla os gastos de saúde reformando os programas de seguro-saúde para os idosos (Medicare) e para as pessoas com deficiência (Medicaid).

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Ajuste fiscalOrçamento federal

Mais de Mundo

Entre tarifas e guerras, eleitorado de Trump está insatisfeito às vésperas das midterms

'O Brasil caiu na nossa polarização', diz analista dos EUA sobre eleições

Eleição em Israel coloca futuro do Estado no centro da disputa

Polícia do Equador prende ex-candidata à presidência Luisa González