Britânicos votam em eleições municipais que são teste para governo

Cerca de 5 mil assentos estão em jogo em 181 conselhos municipais da Inglaterra, Gales e Escócia

Londres - Os britânicos votavam nesta quinta-feira em eleições municipais que serão um duro teste parcial para o governo de David Cameron, embora os conservadores devam revalidar com Boris Johnson a prefeitura da capital antes dos Jogos Olímpicos.

Cerca de 5 mil assentos estão em jogo em 181 conselhos municipais da Inglaterra, Gales e Escócia, e as pesquisas preveem que os "Tories" e os liberais-democratas, seus sócios minoritários na coalizão governamental desde 2010, podem perder várias centenas.

Cameron, que atravessa um de seus piores momentos com a entrada oficial do país em recessão em meio a um drástico plano de ajuste e às suspeitas que pesam sobre um de seus ministros por seus vínculos com o império midiático de Rupert Murdoch, tem também a maior desvantagem nas pesquisas nacionais perante o opositor Partido Trabalhista desde sua chegada a Downing Street.

Os conservadores contam com uma vitória do excêntrico Boris Johnson, que deve obter facilmente um segundo mandato de quatro anos à frente da prefeitura da capital contra o seu principal rival trabalhista Ken Livingstone, seu antecessor neste cargo de grande visibilidade, apesar de seus poderes limitados.

Mas uma vitória muito grande de Johnson, que nunca ocultou sua intenção de liderar o partido no futuro, pode significar outra dor de cabeça para o primeiro-ministro a menos de três meses da inauguração dos Jogos Olímpicos, que darão ao carismático prefeito um protagonismo maior.

Além do governante de Londres, também serão eleitos prefeitos em Liverpool e Salford, no noroeste da Inglaterra, enquanto outra dezena de cidades celebrarão referendos sobre a possibilidade de eleger diretamente seus prefeitos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.