Mundo

Berlusconi continua sendo o político mais rico da Itália

A renda do ex-premiê italiano aumentou 8 milhões de euros em relação ao ano de 2010, quando declarou 40,9 milhões de euros

Além das mansões, os bens imóveis declarados por Berlusconi também incluem cinco apartamentos em Milão, duas garagens e uma casa (Getty Images)

Além das mansões, os bens imóveis declarados por Berlusconi também incluem cinco apartamentos em Milão, duas garagens e uma casa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2012 às 10h02.

Roma - Mesmo depois de ter deixado a presidência da Itália em novembro de 2011, o empresário Silvio Berlusconi continua sendo o político mais rico deste país ao declarar à Fazenda uma quantia de 48 milhões de euros, referente ao ano de 2010.

Segundo os dados publicados nesta segunda-feira pela imprensa italiana, Berlusconi parece não ter sentido os efeitos da crise financeira, já que suas rendas aumentaram 8 milhões de euros em relação ao ano de 2010, quando declarou 40,9 milhões de euros.

Em 2011, Berlusconi comprou uma mansão com acesso privativo à praia na ilha de Lampedusa, como ele mesmo tinha anunciado em março, quando visitou o local que vivia uma autêntica crise humanitária com a chegada de milhares de imigrantes vindos da Líbia.

O ex-presidente italiano também aumentou seu patrimônio na ilha caribenha de Antígua, onde agora possui dois terrenos edificáveis e uma vila.

Além das mansões em Arcore, Sardenha e de sua casa de Roma, os bens imóveis declarados por Berlusconi também incluem cinco apartamentos em Milão, duas garagens e uma casa em Lesada (norte).

Por outro lado, o atual presidente do Governo, o tecnocrata Mario Monti, eleito pelo Chefe de Estado para tirar o país da crise, declarou um patrimônio de pouco mais de 1,5 milhão de euros, incluindo dezenas de propriedades.

Muito abaixo dos valores declarados pelo economista está o do resto dos políticos italianos, como o presidente do Senado, Renato Schifani, que declarou 223,9 mil euros e pagou 89,4 mil euros de impostos, enquanto o presidente da Câmara dos deputados, Gianfranco Fini, declarou um valor de 201,1 mil euros.

Entre os presidentes dos principais partidos do país, Angelino Alfano, do Povo da Liberdade (PDL), é o mais rico dos líderes com 169,3 mil euros, seguido de Pier Luigi Bersani, do Partido Democrata (PD), com 136,8 mil euros. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaPadrão de vidaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio BerlusconiUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump é eleito a 'Pessoa do Ano' pela revista Time

Cartazes de 'procurados' com fotos de executivos preocupam polícia de Nova York

Como as tarifas de Trump ameaçam a recuperação das exportações na China

China sinaliza novas medidas de estímulo econômico para o ano que vem, como corte de juros