Exame Logo

Banco japonês aumenta juros para 0,5% ao ano

Decisão é recebida com ceticismo pelo mercado, que ainda considera a economia frágil

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A diretoria do Banco do Japão - o equivalente ao Banco Central do Brasil - decidiu, por oito votos contra um, pelo aumento de 0,25 ponto percentual, para 0,5% da taxa de juros básica anual do país. A decisão é resultado do forte crescimento da economia do país no quarto trimestre após o aumento dos juros, quando o produto interno bruto (PIB) japonês fechou o ano com alta de 4,8%.

O anúncio fez a Bolsa de Tóquio fechar em queda, com o índice Nikkei 225 marcando recuo de 0,14%. O iene se desvalorizou em relação ao dólar e ao euro, refletindo as dúvidas dos investidores quanto à eficácia da medida.

Veja também

O economista-chefe do JP Morgan em Tóquio, Masaaki Kanno, se disse surpreso com a decisão quase unânime da diretoria. Para ele, o crescimento do PIB não é o suficiente para confiar na mudança dos juros. De acordo com o jornal britânico Financial Times, o país terminou o ano com baixa inflação, com um aumento de apenas 0,1% do índice de preços ao consumidor.

O partido liberal democrático também acredita que a decisão foi precoce. Mesmo depois de cinco anos de recuperação, dizem, a economia é ainda frágil e não escapou totalmente da deflação.

A expectativa é que o banco central mantenha a atual política monetária pelo menos até depois das eleições para a Câmara Alta do congresso japonês, no final de julho. Segundo os operadores, as ações de grandes empresas exportadoras, como Honda, Canon e Toyota, devem se valorizar, ajudadas também pela fraqueza do iene.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame