Ban Ki-moon estimula israelenses e palestinos a avançar em diálogo de paz

Secretário-geral da ONU está visitando Israel e os territórios palestonos por dois dias

Jerusalém - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, iniciou nesta quarta-feira uma visita de dois dias a Israel e aos territórios palestinos para estimular os dois povos a continuarem suas conversas de paz.

Ban, que chegou a Jerusalém procedente da Jordânia, se reunirá nesta manhã com o presidente israelense, Shimon Peres, e seu ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, e mais tarde almoçará com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.

À tarde, Ban se deslocará a Ramala para reunir-se com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

A visita do secretário-geral da ONU faz parte de uma viagem pela região e coincide com o fracasso da última iniciativa do Quarteto do Oriente Médio para retomar as negociações.

Na última semana, foram encerrados sem sucesso os encontros diretos entre palestinos e israelenses para a apresentação de propostas claras sobre segurança e fronteiras antes do reinício das negociações.

Os palestinos continuam se negando a dialogar enquanto Israel seguir ampliando as colônias em território ocupado, mas os israelenses consideram que o destino dos assentamentos deve ser decidido em negociações, em vez de ser uma condição prévia às mesmas.

Na última segunda-feira, o Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) acusou Israel de ser 'o único responsável' pelo fracasso dos contatos, uma vez que insistiu em seguir com as atividades nos assentamentos e 'rejeitou a solução de dois Estados'.

Amanhã, Ban se encontrará com representantes da ONU na região, fará uma breve visita à Faixa de Gaza e se reunirá em Tel Aviv com o titular da Defesa israelense, Ehud Barak, e a chefe da oposição, Tzipi Livni.

À tarde, antes de deixar Israel, dará uma palestra na Conferência de Herzliya, fórum de discussão política, militar e econômica sobre o Oriente Médio.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.