Ataque de drone americano mata 4 insurgentes no Paquistão

Ataque aconteceu na localidade de Nargas, a 25 quilômetros de Wana, a principal cidade do Waziristão do Sul, um reduto dos talibãs

Peshawar - Um ataque de drone americano matou nesta quinta-feira pelo menos quatro supostos insurgentes nas zonas tribais do noroeste do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão, informaram fontes locais.

O ataque aconteceu na localidade de Nargas, a 25 quilômetros de Wana, a principal cidade do Waziristão do Sul, um reduto dos talibãs, da Al-Qaeda e de combatentes estrangeiros, como uzbeques ou uigures.

Na semana passada, o Departamento de Estado americano adicionou à lista de "terroristas internacionais" o nome de um dos principais comandantes talibãs no Waziristão do Sul, Khan Said Sajna, apesar do insurgente ter rompido há alguns meses sua relação com a direção central do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP, talibãs paquistaneses).

De acordo com fontes locais, no entanto, as quatro vítimas do ataque são combatentes estrangeiros, incluindo um árabe e um turcomano.

As forças americanas, que bombardeiam há quase 10 anos as zonas tribais do noroeste do Paquistão, reduziram as operações no início do ano para facilitar as negociações de paz entre o governo de Islamabad e o TTP.

Mas Washington decidiu retomar os ataques depois de uma operação em junho do exército paquistanês no Waziristão do Norte, prova do fracasso das negociações.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.