Mundo

Assessor de premiê japonês chega à Coreia do Norte

Objetivo da visita surpresa e rara a um país com o qual o Japão não tem relações diplomáricas não foi imediatamente divulgado

Isao Iijima, assessor do primeiro-ministro japonês, é recebido no aeroporto de Pyongyang, na Coreia do Norte (Kyodo/Reuters)

Isao Iijima, assessor do primeiro-ministro japonês, é recebido no aeroporto de Pyongyang, na Coreia do Norte (Kyodo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2013 às 08h35.

Tóquio - Um assessor do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chegou à <a href="https://exame.com/noticias-sobre/coreia-do-norte" target="_blank"><strong>Coreia do Norte</strong></a> nesta terça-feira em uma visita surpresa e rara a um país com o qual o Japão não tem relações diplomáticas, mas o objetivo da visita não foi imediatamente divulgado.</p>

A televisão estatal norte-coreana mostrou o assessor Isao Iijima chegando em Pyongyang. A agência de notícias japonesa Kyodo disse que ele foi recebido por Kim Chol-ho, vice-diretor do Departamento de Assuntos para Ásia do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano.

Iijima foi assessor do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, que visitou Pyongyang para negociar com o então líder norte-coreano, Kim Jong-il, em setembro de 2002 e maio de 2004.

O gabinete de Iijima não confirmou o paradeiro dele, e um porta-voz do premiê japonês disse que não estava ciente da visita.

As relações do Japão com a Coreia do Norte têm sido tensas devido aos programas nuclear e de mísseis de Pyongyang e por uma disputa sobre os cidadãos japoneses que foram sequestrados por agentes norte-coreanos há décadas para ajudar a treinar espiões.

Abe deve muito de sua popularidade, quando tomou posse, em 2006, a sua postura dura em relação à Coreia do Norte na época do sequestro.

Cinco dos sequestrados foram repatriados e a Coreia do Norte disse que outros oito morreram.

O Japão tem pressionado para obter mais informações sobre os oito e os outros que também teriam sido sequestrados. O governo japonês quer que todos os sobreviventes voltem.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições