Exame Logo

Arcelor Mittal compra siderúrgica mexicana por US$ 1,44 bilhão

Mercado mexicano deve crescer 6% ao ano na próxima década

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Arcelor Mittal deu mais um passo para a consolidação da siderurgia mundial nesta quarta-feira (20/12), ao anunciar a compra da mexicana Sicartsa por 1,44 bilhão de dólares. A empresa pertencia ao Grupo Villacero. A Sicartsa possui capacidade para produzir 2,7 milhões de toneladas de aço em suas plantas no México e no Texas. A Arcelor Mittal já possui capacidade para fabricar 130 milhões de toneladas de aço por ano.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, esta é a primeira aquisição da Arcelor, desde que ela própria iniciou sua fusão com a indiana Mittal. O negócio trará 130 milhões de dólares em sinergias. Do total, 80 milhões viriam da racionalização produtiva, e 50 milhões, das áreas comercial, de compras e administrativa.

Veja também

"Diante da expectativa de o mercado mexicano crescer mais de 6% ao ano pela próxima década, este é o momento ideal para expandir nossa presença no país", afirma nota do diretor financeiro da Arcelor Mittal, Aditya Mittal.

Em uma operação paralela, o grupo estaria estudando a compra da siderúrgica russa OAO Magnitogorsk Iron & Steel Works. A informação foi divulgada pelo jornal russo Vedomosti nesta quarta-feira (20/12). Segundo o periódico, representantes da Arcelor teriam se reunido há cerca de um mês com Viktor Rashnikov, presidente do conselho de administração da companhia e seu principal investidor. Por meio da assessoria de imprensa, a Magnitogorsk afirmou desconhecer qualquer negociação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame