Exame Logo

Arcelor anuncia fusão com russa para driblar Mittal

Grupo europeu pretende assumir o controle da Severstal em um negócio de 16 bilhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Em uma tentativa de driblar a proposta de compra hostil que recebeu da Mittal Steel, a Arcelor concordou em assumir o controle da siderúrgica russa Severstal - um negócio de 12,98 bilhões de euros (o equivalente a 16,6 bilhões de dólares). A decisão provocou uma reação nervosa da administração da Mittal, que acusou o grupo rival europeu de manipular seus acionistas.

A união com a Severstal pode transformar a Arcelor na maior fabricante de aço do mundo, com uma produção anual de 70 milhões de toneladas, ultrapassando a Mittal. Pelo acordo, o controlador da Severstal, o executivo bilionário Alexey Mordashov, trocará os 89,6% que detém da companhia russa por 32% da empresa que resultará do negócio. A operação dará ao russo 295 milhões de ações da nova companhia, compradas ao preço de 44 euros por ação, de acordo com o jornal norte-americano The Wall Street Journal.

Veja também

"A fusão é consistente com a estratégia da Arcelor de priorizar valor a volume", disse o CEO da Arcelor, Guy Dolle, indicando, segundo o Wall Street Journal, que a companhia fabrica produtos de maior qualidade do que a Mittal Steel. Na empresa resultante da união com a Severstal, Dolle continuará como CEO, enquanto Mordashov se tornará presidente do conselho de diretores. A companhia deve manter o nome Arcelor e ter a Severstal listada como subsidiária, pelo menos a princípio.

Criticando a decisão da Arcelor, a Mittal declarou que os acionistas da rival estão sendo manipulados por seus diretores e impedidos de decidir o futuro de sua própria companhia. "Apenas a combinação Arcelor-Mittal, que é superior em todos os aspectos, oferece uma real passo à consolidação", declarou a Mittal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame