Exame Logo

Apple Computer vence Beatles nos tribunais e ganha uso de logo

Justiça britânica não aceitou reclamação da Apple Corps contra a norte-americana

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A Justiça de Londres decidiu: a Apple Computer tem direito a usar o logo da maçã mordida, pelo qual é conhecida mundialmente, em sua loja virtual iTunes Music Store. O uso do símbolo havia sido contestado pela gravadora Apple Corps, empresa que defende os interesses comerciais dos Beatles.

A Apple Corps, que usa uma maçã verde brilhante como logomarca, reclamava que a companhia de informática norte-americana quebrou um acordo feito em 1991 - nele, as duas empresas se comprometeram a não competir no mesmo setor. Mas, de acordo com o jornal dos Estados Unidos The Wall Street Journal, o juiz Edward Mann entendeu que a Apple Computer pode usar sua imagem da maçã porque o ícone faz referência à loja iTunes, e não à música, o que refuta a alegação de quebra do acerto.

Veja também

"Concluo que o uso da maçã não sugere uma conexão relevante com o trabalho criativo", disse o juiz Edward Mann. "Acredito que o logo é uma justa e razoável ligação com a marca e com o serviço, o que não promove uma associação com um trabalho criativo próprio", continuou na sentença.

Neil Aspinall, diretor da Apple Corps, disse que a companhia pretende recorrer da decisão. "Sentimos que durante o curso do julgamento conseguimos demonstrar claramente o quanto a Apple violou o entendimento", afirmou o executivo. A Apple Corps foi fundada pelos Beatles em 1968 e ainda é controlada por Paul McCartney, Ringo Starr, e pelas famílias de John Lennon e George Harrison.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame