Exame Logo

A adoção de uma cidade

Instalada em Piracicaba há três décadas, a Caterpillar liderou a criação de uma agenda de crescimento sustentável para o município

Garcia, presidente da Caterpillar (--- [])
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h26.

Uma das principais características de uma empresa cidadã é o comprometimento e a integração com a comunidade em que atua. A subsidiária brasileira da americana Caterpillar, uma das maiores fabricantes de tratores e máquinas industriais do mundo, levou essa premissa ao limite. Instalada no município paulista de Piracicaba há mais de três décadas, a empresa liderou, em 1999, o lançamento de um projeto chamado Piracicaba 2010 -- Realizando o Futuro. O objetivo era criar uma agenda de desenvolvimento sustentável para a cidade utilizando a experiência da companhia em planejamento estratégico. "Queríamos emprestar nosso modelo de gestão para que o município tivesse mais qualidade de vida", diz Natal Garcia, presidente da Caterpillar.

A iniciativa logo recebeu a adesão de outras empresas, do poder público e de organizações não-governamentais. Pesquisadores e consultores foram contratados para ajudar na elaboração do plano estratégico para a cidade. Em 2001, foi criada uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Piracicaba 2010, para cuidar da gestão da agenda de crescimento. Desde então, uma secretaria executiva composta de 12 membros, entre eles três representantes da Caterpillar, coordena duas reuniões mensais para discutir novos projetos de melhoria da cidade. Até hoje foram elaborados 146 projetos nas mais diversas áreas (esporte e lazer, saúde, trânsito, turismo, segurança, meio ambiente e educação). Desses, 119 estão em andamento.

Veja também

Numa pesquisa realizada com 400 habitantes no final de 2006, 82% dos entrevistados avaliaram que a qualidade de vida no município havia melhorado desde 2001. Para 42%, o setor de saúde foi o que mais se desenvolveu -- o maior sinal do avanço seria a diminuição nas filas de atendimento no sistema público de saúde. Parte da melhora é atribuída a duas iniciativas da Piracicaba 2010. A primeira delas foi uma campanha de orientação à população para que deixasse de recorrer ao serviço de atendimento urgente em casos sem gravidade, que podem ser solucionados numa rápida consulta em posto de saúde. A outra iniciativa se voltou para o treinamento dos próprios médicos, com o objetivo de dar a eles uma visão mais geral de seus pacientes, extrapolando suas respectivas especialidades. Assim, os pacientes começaram a ser atendidos por um único médico, evitando a consulta a vários especialistas.

Conservação da água
A empresa, que investiu 43 milhões de reais em projetos de responsabilidade social e ambiental em 2006, também está envolvida em outras ações. Desde a inauguração de sua planta industrial, a Caterpillar mantém uma estação de tratamento de efluentes industriais e sanitários que minimiza os impactos no rio Piracicaba, onde são lançadas águas tratadas pela companhia. Há três anos, a empresa passou a reutilizar boa parte da água que consome, o que representou uma redução de 85% no volume de água potável captado da rede pública. A iniciativa rendeu à operação brasileira no ano passado a conquista da distinção máxima no prêmio de excelência ambiental promovido pelo grupo Caterpillar entre suas 109 plantas industriais espalhadas pelo mundo. A água é um recurso natural que vem recebendo grande atenção do grupo. Há dois anos, a Caterpillar mundial doou 12 milhões de dólares à ONG americana The Nature Conservancy (TNC), encarregada de desenvolver atividades para preservar três importantes bacias hidrográficas no mundo: as dos rios Paraná-Paraguai (Brasil), Mississípi (Estados Unidos) e Yang Tsé (China). "Milhões de pessoas serão beneficiadas em nosso país com esse programa", afirma Garcia.

Avaliação da empresa
Pontos fortes
- Adota critérios de desempenho ambiental e observa o cumprimento da legislação ambiental na seleção de fornecedores de bens e serviços.
- Monitora seus efluentes,que são lançados no rio obedecendo às exigências da legislação.
- Tem um programa estruturado para ajudar a cidade onde está instalada a se desenvolver.
Pontos fracos
- Não possui na subsidiária brasileira um conselho de administração nem um comitê de sustentabilidade.
- Não publica relatório financeiro no Brasil.
- O processo de elaboração do relatório de sustentabilidade não envolve a participação de outras partes interessadas.
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame