- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Construtora lança apartamento decorado no metaverso
Inicialmente um complemento do decorado físico, ideia é substituir um dos decorados do próximo lançamento pela nova tecnologia e reduzir custos
Modo escuro
É possível passear pelo decorado no ambiente virtual, experimentando sensações de estar dentro do apartamento (Habitram/Divulgação)
Publicado em 10 de maio de 2022 às, 14h28.
Última atualização em 10 de maio de 2022 às, 14h36.
A incorporadora paulistana Habitram lançou seu primeiro decorado no metaverso, espaço coletivo virtual que replica a realidade por meio de dispositivos digitais, uma junção de realidade virtual, realidade aumentada e a internet.
O objetivo é oferecer um ambiente imersivo e realista para que potenciais compradores do empreendimento Líbrio, localizado no bairro da Vila Mariana, na zona oeste da cidade, tenham a sensação de como é morar no imóvel. Este primeiro decorado virtual serviu, no empreendimento, como um complemento do decorado físico.
Quem visita o estande de vendas pode vivenciar experiências físicas no ambiente virtual ao entrar em uma sala e colocar um óculos de realidade virtual, plugado em duas TVs. Dessa forma, é possível passear pelo decorado, observando detalhes da planta, decoração e experimentando sensações de estar dentro do apartamento, e até de chuva.
Sala do metaverso em decorado da Habitram
As construtoras já exibem apresentações em 3D e em 360º nos estandes. A diferença é que o metaverso é mais realista, diz Tony Shayo, sócio-fundador e CEO da Habitram. "É possível olhar para cima, para baixo, dar passos e até colocar um filme na TV."
A novidade atraiu para o estande 50% mais visitas do que o empreendimento registrava anteriormente, inclusive de clientes que já haviam adquirido apartamentos. Também foram conferir o decorado curiosos, incorporadoras interessadas em lançar uma solução semelhante em seus estandes e fundos de investimento, conta o executivo.
Redução de custos
A ideia é que o decorado no metaverso substitua um dos dois decorados físicos previstos no próximo lançamento da construtora, no segundo semestre do ano, conta Shayo.
Essa estratégia irá render economia de pelo 1% dos gastos previstos para marketing, que correspondem a 4% do valor geral de vendas do empreendimento.
Ou seja, o que antes custava 1,5% do orçamento para marketing passará a custar 0,5%, calcula Shayo. "Passamos agora por um momento muito difícil do mercado, com alta de juros e explosão de custos da obra. Não estamos conseguindo repassar todos esses aumentos para os compradores. Portanto, toda redução de custos é bem-vinda."
A construtora também planeja, neste próximo lançamento, que os potenciais compradores possam passear por todo o empreendimento, e não apenas pelo decorado. "Vamos incluir ambientes como portaria, salão de festas, piscina e academia. Queremos até que a sala de imersão exale cheiros para ampliar a imersão".
O investimento para implantar a tecnologia é basicamente comprar os equipamentos para acessar o ambiente virtual, além do serviço de um desenvolvedor para construir o apartamento no metaverso.
A ideia, conta Shayo, é ir aos poucos 'enxugando' o estande de vendas. "Será que no futuro precisaremos de imagens do empreendimentos, e maquetes, no estande de vendas?", questiona.
A potencial substituição de decorados pela tecnologia também pode ter uma pegada sustentável., explica o executivo. "Após o encerramento das vendas, precisamos demolir o decorado. Vendemos os móveis em leilões, mas as paredes de drywall, pintura e objetos, como espelhos, acabam sendo descartados".
No futuro, o objetivo é levar o decorado para o site da empresa, onde será possível visitar todos os empreendimentos à venda dentro do ambiente virtual. "Se conseguirmos substituir o espaço físico, é possível ter uma economia de até 250 mil reais, incluindo projeto, decoração e manutenção do espaço".
Criada em 2012 e focada em empreendimentos de médio e alto padrão, a Habitram atingiu a cifra de R$ 700 milhões em valor geral de vendas (VGV).
Mais lidas em Mercado imobiliário
Últimas Notícias
Preço do imóvel subiu em média 4,82%, veja os bairros que mais valorizaram na sua cidade
Há um dia
Google dos Imóveis? Americano cria buscador de anúncios de casas para compra e locação em São Paulo
Há 4 dias
Em quais cidades os imóveis mais se valorizaram e mais perderam nos últimos 5 anos?
Há 4 dias
Vendas de imóveis crescem 26,9% em outubro, diz Secovi-SP; lançamentos aumentam 70,4%
Há 5 dias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Unipar é reconhecida como Empresa Pró-Ética
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.