DM9DDB anuncia expansão para Rio de Janeiro e região Sul

Agências são start ups e já começam a operar com contas nacionais; leia a entrevista com Sergio Valente, presidente da DM9DDB

Sergio Valente, presidente da DM9DDB: "Estamos seguindo os vetores de crescimento da industria publicitária do Brasil." (Alexandre Battibugli/INFO EXAME)

Sergio Valente, presidente da DM9DDB: "Estamos seguindo os vetores de crescimento da industria publicitária do Brasil." (Alexandre Battibugli/INFO EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2011 às 19h48.

São Paulo - A DM9DDB anunciou hoje, quando completa 22 anos, a expansão da marca com as start ups DM9Rio, no Rio de Janeiro, e DM9Sul, em Porto Alegre, voltada para toda a região Sul.

As duas agências devem seguir os mesmos pilares da DM9DDB em São Paulo, como compromisso com resultados, comunicação convergente e integrada e desenvolvimento de talentos.

A intenção, de acordo com Sergio Valente, presidente da agência, é dedicar a atuação nos dois novos mercados a clientes locais, porém de representatividade global.

A DM9Sul, por exemplo, já começa operando com as contas de Olympikus, Azaleia, Dijean e Opanka. Também ficará sob sua responsabilidade o marketing institucional da Vulcabras|Azaleia.

Já a DM9Rio atenderá as contas de Americanas.com, Submarino e Shoptime.

A DM9DDB, sediada em São Paulo, também comemora a chegada de duas grandes contas: Reebok, que estava na carteira da DCS - assim como a Azaleia -, e o Grupo RBS.

Leia a entrevista com Sergio Valente, presidente da DM9DDB:

EXAME.com - Que razões justificam a escolha do Rio de Janeiro e da região Sul para as novas Dm9?

Sergio Valente - Dois motivos, basicamente, com características diferentes, mas com o mesmo princípio: adequação às oportunidades.

No mercado brasileiro de publicidade, existe um foco de contas nacionais muito forte no Sudeste, e outro no Sul. Quando estudamos as oportunidades que tínhamos, há cerca de um ano, vimos que o Sul do país tem, além de uma maturidade publicitária muito grande, uma indústria de alcance não só regional, mas nacional. Identificamos que lá poderíamos montar uma DM9 com esse foco nacional. Não é de um mercado regional que eu estou falando, e sim de um mercado nacional, localizado na região Sul.

Em relação ao Rio, não basta olhar para o que representa hoje, e sim para o que ele ainda crescerá. Não estou falando só de Copa do Mundo ou de Olimpíadas, mas sim do conjunto de eventos e de tudo que está sendo investido lá. Isso tudo traz um holofote de oportunidades para o Rio. Estamos seguindo os vetores de crescimento da indústria publicitária do Brasil.


EXAME.com - Quem presidirá as novas agências?

SV - Temos duas estruturas pequenas montadas, operando a partir de hoje. Queremos primeiro fazer uma migração de valores e garantir a expansão da cultura organizacional. Durante esse período, presidirei todas as agências. Mas isso é uma questão de meses. Espero que até o início do ano que vem, cada agência já tenha seu presidente. Já temos eles identificamos para as duas, mas ainda não posso dizer quem são. Para a DM9Rio, um carioca, e para a DM9Sul, um gaúcho.

EXAME.com - Quantos funcionários cada agência tem hoje?

SV - São cerca de 10 pessoas no Rio, e entre 10 e 15 em Porto Alegre. As equipes estão sendo montadas com profissionais regionais.

EXAME.com - O plano de expansão da DM9DDB inclui a aquisição de outras agências, além da abertura de novas estruturas?

SV - Não faz parte da nossa proposta de modelo de crescimento a aquisição de novas agências. Isso não exclui a possibilidade de mais DM9s em outras regiões ou estados do país, se identificarmos boas oportunidades, mas isso depois destas duas estarem estabelecidas. O que nós queremos é todas as DM9s crescendo em tamanho e relevância.

Outra coisa, quando se pensa em modelo de expansão, se pensa em escritórios. Nós temos um escritório em Brasília, mas as estruturas do Sul e do Rio são start ups, com sedes locais.

Mais de Marketing

Amstel traz Amsterdã ao Rio Pinheiros em evento com passeio de balsa gratuito

Heinz lança molho 'Barbiecue' em parceria com a Mattel

Cauã Reymond fica preso em elevador com fã em nova campanha

RD Summit 2024 anuncia data e primeiros nomes da programação

Mais na Exame