Juliana Alves
há 13 diasBolsas americanas fecham em alta; montadoras comemoram isenção de tarifas
Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta pelo segundo pregão consecutivo nesta segunda-feira, 14, mas longe das máximas do começo do dia em meio ao vem-e-vai tarifário de Donald Trump.
A Nasdaq fechou com valorização de de 0,64%, aos 16.831,48 pontos; S&P 500 subiu 0,79%, aos 5.405,975 pontos; e Dow Jones avançou 0,78%, aos 40.524,79 pontos.
O Índice do Dólar Americano (DXY), que mede o valor da moeda americana contra uma cesta de moedas, caiu novamente, atingindo níveis de 2022, abaixo de 100.
Por um lado, as big techs devolveram ganhos com incertezas sobre tarifas para semicondutores já na próxima semana. Depois de ter anunciado que itens como smartphones e celulares seriam isentos de tarifas recíprocas durante o fim de semana, o presidente americano foi às redes sociais dizer hoje que "ninguém está fora de perigo" das tarifas e que semicondutores podem ser tarifados de outra maneira.
A perda de fôlego dos índices acionários vem principalmente das ações de tecnologia. Os destaques negativos foram Nvidia (NVDA) que teve leve queda de 0,20%; Meta Platforms (META) que despencou 2,20%; e Amazon (AMZN) que caiu 1,49%.
As big techs que começaram a semana com pé direito e fecharam em alta foram a Apple (AAPL), que avançou 2,21%; Alphabet (GOOGL), dona do Google, que teve leve alta de 1,23%; e Dell (DELL), que disparou para 4,02%.
Apesar do tombo entre as Magnificent 7, a maior parte das empresas que fazem parte do S&P 500 sustentaram ganhos. O destaque fica por conta das ações de montadoras, que dispararam após o anúncio de Donald Trump sobre isenções temporárias para fabricantes de automóveis se adequarem às novas regras. General Motors (GM) disparou 3,44% e as ações da Ford Motor (F) subiu 4,02%.