Minhas Finanças

USP oferece serviço de orientação financeira gratuito

FEAUSP lança atendimento gratuito a pessoas que buscam orientações sobre planejamento financeiro, investimentos, financiamentos e dicas de finanças pessoais


	Mulher pensando: Atendimento é presencial e deve ser agendado por telefone
 (Thinkstock/maurusone)

Mulher pensando: Atendimento é presencial e deve ser agendado por telefone (Thinkstock/maurusone)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2015 às 08h23.

São Paulo - A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) acaba de lançar um serviço gratuito de orientações sobre finanças pessoais

O atendimento é feito por uma equipe de orientadores financeiros, composta por graduados em economia e estagiários supervisionados por professores da área.

O Serviço de Orientação Financeira (SOF) era restrito a funcionários da universidade, mas agora passa a ser aberto ao público. As consultas são realizadas presencialmente na FEA e devem ser agendadas pelo telefone (11) 3091-5929. 

A abertura do serviço ao público visa auxiliar pessoas que buscam resolver situações financeiras difíceis, como o endividamento; orientar aqueles que desejam planejar o orçamento para a aquisição de bens (como um imóvel ou carro); e oferecer outros tipos de orientações sobre finanças pessoais.

Os orientadores financeiros são capacitados para oferecer dicas sobre investimentos, planejamento da aposentadoria, organização do orçamento, quitação de dívidas e contratação de seguros.

A FEA ressalta que as decisões financeiras tomadas pelos participantes serão de sua inteira responsabilidade e os orientadores não participarão efetivamente de nenhum tipo de negociação, como para quitação de dívidas. Todos os atendimentos têm garantia de sigilo. 

Endividados

Rodrigo de Losso, professor e economista responsável pelo SOF, acredita que diante da atual crise econômica as principais orientações buscadas serão referentes às linhas de crédito disponíveis no mercado, às taxas de juros cobradas pelos bancos em empréstimos, além de dicas sobre como sair do endividamento. 

De acordo com a Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o percentual de famílias endividadas no país estava em 62% em junho. 

O estudo mostra que o cartão de crédito é responsável pelo débito de 77,2% das famílias endividadas, seguido por carnês (16,3%) e, em terceiro, por financiamento de carro (13,4%).

Serviço

Serviço de Orientação Financeira (SOF)

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Prédio: FEA5 Sala 16, Cidade Universitária - São Paulo - SP

Agendamento de atendimento: (11) 3091-5929

E-mail: sof@fipe.org.br 

Acompanhe tudo sobre:educacao-financeiraEnsino superiorFaculdades e universidadesplanejamento-financeiro-pessoalUSP

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024