Exame Logo

Um guia para vencer a crise

Para os milhares de brasileiros que recentemente começaram a aplicar na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), as últimas semanas representaram uma espécie de batismo de fogo. Para esses novatos do mercado financeiro, foi a primeira crise mais séria por que passaram, uma crise nascida a milhares de quilômetros daqui -- mais precisamente, nos […]

Salgado e Giuliana: informação de qualidade
DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 21h14.

Para os milhares de brasileiros que recentemente começaram a aplicar na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), as últimas semanas representaram uma espécie de batismo de fogo. Para esses novatos do mercado financeiro, foi a primeira crise mais séria por que passaram, uma crise nascida a milhares de quilômetros daqui -- mais precisamente, nos Estados Unidos, coração econômico do planeta --, mas que rapidamente se espraiou e fez as cotações por aqui despencar quase 10% num único dia. Foi também uma lembrança de que há um mundo lá fora ao qual estamos conectados, para o bem ou para o mal.

Como sobreviver em meio à turbulência? É hora de sair da bolsa ou, ao contrário, há uma oportunidade esperando para ser aproveitada? As boas notícias da economia brasileira -- em especial, a perspectiva de que o país receba o grau de investimento, o selo de qualidade conferido pelas agências internacionais de risco -- são mais fortes que os maus ventos de fora? São perguntas que todo investidor, independentemente do tamanho de sua carteira, está se fazendo agora. Encontrar as respostas foi a missão confiada ao jornalista Eduardo Salgado, de 39 anos, editor de finanças de EXAME e um incansável garimpeiro de boas histórias. Na realização deste guia, ele contou com o talento de Giuliana Napolitano, de 29 anos, uma repórter apaixonada por temas financeiros. Em momentos de turbulências, os investidores estão ávidos por informação de qualidade, apoiada em análises de fundo, que os ajudem a saber, afinal, o que fazer para proteger o patrimônio. Nessa hora, porém, esses são bens escassos -- o que se vê é um emaranhado de boatos desencontrados que terminam por obscurecer um cenário já complicado. Para evitar essa armadilha, Salgado e Giuliana -- à frente de uma equipe de dez jornalistas -- passaram os últimos meses atrás das melhores cabeças do mercado financeiro, aqui e lá fora. Foram dezenas de entrevistas. Relatórios de bancos e de empresas viraram leitura obrigatória. Vencedora do prêmio Citi de excelência jornalística deste ano, Giuliana aproveitou sua ida a Nova York (o prêmio é um curso de duas semanas na Universidade Columbia) para aumentar seus contatos no centro financeiro do mundo. O resultado desse esforço pode ser visto nas páginas que se seguem. Nelas, o leitor encontrará um panorama sobre o que fazer com os investimentos em bolsa, renda fixa, imóveis, títulos de empresas, dólar, previdência -- e também sugestões sobre como gastar, com prazer, o dinheiro ganho.

Veja também

O Guia EXAME de Investimentos Pessoais traz também, pelo 12o ano, a premiação dos melhores gestores de fundos do Brasil. Pelo segundo ano, premiamos o melhor analista de ações e a melhor corretora. O trabalho é resultado de uma pesquisa feita a pedido de EXAME pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas, sob o comando do professor William Eid. É um reconhecimento aos profissionais que batalham para valorizar os investimentos de milhões de brasileiros.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame