Exame Logo

Telmex oferece valor abaixo do esperado por ações da Embratel

Controladora mexicana pretende fechar o capital da empresa brasileira. Investidores devem aderir à oferta, apesar do preço menor que o recomendado por analistas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

Comprada pela Telmex em abril de 2004 por 400 milhões de dólares, a Embratel terá seu capital fechado pela empresa mexicana de Carlos Slim. Nesta terça-feira (9/5), a Telmex Solutions Telecomunicações, representante dos interesses da companhia no Brasil, apresentou à Comissão de Valores Mobiliários pedido de registro de uma oferta pública para comprar todas as ações da Embratel em circulação. Segundo os analistas de mercado, o preço oferecido pelos papéis é baixo, mas a adesão dos investidores deverá ser suficiente para garantir o fechamento do capital da operadora brasileira de telefonia.

O preço de compra oferecido para as ações ordinárias e preferenciais é de 6,95 reais por lote de mil. Segundo relatório do Banif Investment Banking, em relação à cotação de fechamento desta segunda-feira (8/5), o valor representa um prêmio de cerca de 30% para as ordinárias e de 25% para as preferenciais. Segundo comunicado da Embratel, o valor será ajustado pela Taxa Referencial do dia 9 de maio até a data de pagamento.

Veja também

Apesar da correção, o Banif considera o preço ofertado baixo. "Acreditamos que a Telmex está pagando um preço abaixo do justo pelas ações da Embratel", afirma relatório do banco. Segundo a instituição, os papéis têm potencial para se valorizar bem mais até o fim do ano. Sua estimativa era de que as preferenciais fechariam dezembro cotadas a 8 reais por lote de mil. O Banco Espírito Santo Securities também projetava um preço-alvo para dezembro de 8,23 reais por lote.

Apesar de o preço ser menor que o potencial de valorização dos papéis, os analistas acreditam que a maioria dos investidores aceitará a proposta. A Telmex possui 72,4% do capital total da Embratel, equivalente a 97,3% das ações com direito a voto e 45,5% das preferenciais. O fechamento do capital da Embratel está condicionado à adesão de, pelo menos, dois terços dos detentores de ações em circulação no mercado. A notícia foi bem recebida pelos investidores. Por volta das 15 horas e 45 minutos desta terça-feira, as ações preferenciais da Embratel eram cotadas a 6,63 reais na Bolsa de Valores de São Paulo - uma alta de 19,9% - com 2 431 negócios realizados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame