Exame Logo

S&P pode elevar nota da dívida da JBS após aquisições

Segundo agência de classificação de risco, frigorífico vai melhorar sua posição de mercado e terá ganhos com sinergias

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Mesmo após a aquisição da Bertin e da Pilgrim´s Pride pelo JBS, o maior processador de carne bovina do mundo pode ter a classificação de sua dívida melhorada pela agência Standard & Poor's. A instituição aguarda a conclusão da operação para a avaliação final da nova empresa, mas disse que a nota de crédito (rating) foi colocada em perspectiva positiva.

De acordo com a S&P, a decisão reflete os efeitos positivos das transações para o perfil de negócios da JBS. "As transações vão melhorar a posição de mercado da JBS e a sua diversidade de produtos em carne, suínos, frangos e lácteos", aponta. "Também vão incrementar a posição de custos da empresa ao lhe proporcionar economias de escala, sinergias operacionais, aumento nas barreiras de entrada e maior poder de barganha com fornecedores e clientes."

Veja também

A agência acredita que grande parte das transações será financiada por meio de injeção de capital e que os fluxos de caixa deverão melhorar com a recuperação nas margens e nos lucros operacionais, principalmente na Pilgrim´s. "Esperamos uma redução na alavancagem [endividamento] nos próximos trimestres", avalia a S&P.

Por outro lado, a JBS também enfrentará riscos de integração relativos a sua entrada no mercado de proteína de frango, com características operacionais que diferem daquelas de suas operações tradicionais no setor de carne.

Os negócios ainda refletem nas ações da JBS (JBSS3, com direito a voto) que, às 11h32, subiam 4,85% -- a maior alta da sessão --, negociadas a 9,07 reais. No mesmo instante o Ibovespa registrava alta de 0,51%, aos 60.719 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame