Quem consegue pegar um empréstimo hoje no Brasil
Quer saber se o seu pedido de empréstimo vai ser aprovado? O site FinanZero levantou o perfil dos tomadores que têm mais chance de conseguir crédito
Júlia Lewgoy
Publicado em 25 de março de 2019 às 05h00.
Última atualização em 25 de março de 2019 às 05h00.
São Paulo - Quer saber se o seu pedido de empréstimo vai ser aprovado? O site buscador de empréstimos FinanZero levantou o perfil dos tomadores que têm mais chance de conseguir crédito no mercado.
Funcionários de empresas privadas ou empresários, casados, com casa financiada, pós-graduação e conta corrente com cheque especial são os tomadores preferidos de bancos e financeiras. A maioria das pessoas que consegue empréstimo usa o dinheiro para fazer uma viagem.
O levantamento foi feito com 80 mil pessoas que fizeram um pedido de empréstimo pelo FinanZero e foram aprovados por pelo menos uma das empresas parceiras do site. A plataforma é um marketplace de empréstimos, que permite comparar taxas, limites e parcelas de créditos oferecidos por diferentes bancos e financeiras.
A análise de risco de empréstimo é feita por essas empresas, conforme os critérios de cada uma. Há vários motivos para um pedido de empréstimo ser recusado pelas instituições financeiras, mas essas razões são estratégicas para as empresas e raramente ficam claras. Falta de informações sobre o tomador, nome sujo, histórico de pagamento ruim e baixa capacidade de pagamento estão entre os fatores que podem levar um pedido de empréstimo a ser negado, além do perfil da pessoa.
Segundo o levantamento do site FinanZero, 30% dos funcionários de empresas privadas e empresários conseguem um empréstimo, ante 27% dos funcionários públicos, 22% dos profissionais liberais, 20% dos aposentados e somente 19% dos autônomos.
Em relação ao estado civil, 28% dos casados conseguem empréstimo. Em seguida, vêm os divorciados (27%), os solteiros (23%) e, por último, os viúvos (21%). Quanto ao tipo de residência, as pessoas que têm as melhores taxas de aprovação para obter empréstimos possuem casa financiada (35%). Quem tem casa própria (26%), casa de familiar (24%) e imóvel alugado (24%) tem mais dificuldades.
Ao analisar o grau de instrução, os pós-graduados se destacam (44%). Somente 33% dos graduados, 22% dos que têm segundo grau completo, 19% dos que têm primeiro grau e 17% dos que não têm instrução formal são aprovados.
Os mais bem-sucedido na hora de obter aprovação do empréstimo possuem conta corrente com cheque especial (42%) e conta corrente sem cheque especial. Apenas 19% dos que têm conta salário e 16% dos que têm poupança conseguem empréstimos.
Em relação ao motivo do empréstimo, 42% dos que pretendem usar o dinheiro para viajar foram aprovados. Em seguida, estão os querem realizar cirurgias estéticas (39%), comprar ativos (30%), reformar a casa (27%) e pagar dívidas (24%).