Exame Logo

Quanto custa estudar nos melhores colégios

Mensalidades de até 3.000 reais e processos seletivos para matrícula são impeditivos para quem planeja colocar os filhos para estudar nas melhores escolas do Enem

As barreiras à boa educação (Veja)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2011 às 08h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h31.

São Paulo - Se a obrigação de passar no vestibular pesa nas costas dos jovens que sonham com a universidade, arcar com a mensalidade dos colégios não deixa de fazer o mesmo com o bolso dos seus pais. Na lista das dez escolas com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 (o balanço mais recente), apenas uma não pertence à rede privada. Com mensalidades que vão de 700 a quase 3.000 reais, grande parte dos colégios organiza exames de seleção para a entrada de novos estudantes. Em alguns deles, nem assim é possível ser admitido: as vagas para o terceiro ano são inteiramente dedicadas aos alunos já matriculados na instituição. Conheça nas próximas páginas quanto custa uma vaga nos melhores colégios do país:
  • 2. 1. Colégio Vértice - São Paulo - SP

    2 /11(Divulgação)

  • Veja também

    Com nota de 749,7, o Colégio Vértice levou o título de melhor escola no ranking do Enem. Quando o assunto é mensalidade, a instituição também sobe no primeiro lugar do pódio entre os demais estabelecimentos de ensino: o aluno gasta mensalmente 2.998 reais para cursar o terceiro ano no colégio. Fundado em 1976, o Vértice prepara os alunos para a escolha profissional desde o primeiro ano do ensino médio com a realização de testes vocacionais, palestras, visitas monitoradas a empresas e avaliações sobre o mercado de trabalho em cinco e dez anos. Segundo o colégio, de 85% a 90% dos alunos entram na faculdade sem precisar passar pelo cursinho.
  • 3. 2. Colégio Objetivo Integrado - São Paulo - SP

    3 /11(Divulgação)

  • A segunda escola da lista também é da capital paulista. O colégio Objetivo Integrado foi criado em 2009 para reunir os melhores estudantes da grupo de ensino de mesmo nome. As instalações são as mesmas do Objetivo da Avenida Paulista. O preço da mensalidade também: 1.782 reais para os alunos do terceiro ano. Mas a turma, fechada com participantes de olimpíadas de conhecimento e com donos de boletins de respeito, foi registrada no MEC como uma nova escola, alcançando 747,81 pontos no Enem.
  • 4. 3. Instituto Dom Barreto - Teresina - PI

    4 /11(Divulgação)

    Com média geral de 741,52 no Enem e mensalidade de 696 reais para o terceiro ano, a mais barata entre as escolas privadas, o piauiense Instituto Dom Barreto é o terceiro melhor colégio brasileiro. Fundado em 1944 pelas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado (que continuam com assento no Conselho Diretor da escola), o Dom Barreto passou a dar aulas de ensino médio em 83. Entre as disciplinas do currículo estão matérias que vão além das exigências do MEC: latim, sociologia, filosofia e o ensino de duas línguas estrangeiras. Entrar na escola, contudo, não é tarefa fácil. O colégio não abre vagas para o terceiro ano, já que os alunos do segundo ano preenchem essa cota ao passarem de ano letivo. Novos estudantes só são admitidos no primeiro ano do ensino médio e devem participar de um processo seletivo para conseguirem vaga. As inscrições para 2012 acontecem no dia 17 de outubro.
  • 5. 4. Colégio de São Bento - Rio de Janeiro - RJ

    5 /11(Veja Rio)

    Para estudar no colégio por onde passaram personalidades como Jô Soares, Heitor Villa-Lobos, Benjamin Constant e Noel Rosa, é preciso desembolsar uma mensalidade de 2.139,70 reais no terceiro ano. Exclusivo para meninos, o Colégio de São Bento já cravou quatro primeiras colocações no ranking do Enem. Desta vez no quarto lugar da lista, o colégio atingiu média de 741,32 pontos no exame de 2009. Mantida e dirigida pelos monges do Mosteiro de São Bento, a instituição é outra que admite  o ingresso de novos alunos apenas no primeiro ano do ensino médio. A matrícula só é liberada depois da aprovação em um processo seletivo, com inscrições abertas até 8 de outubro. Pagando uma taxa de 100 reais, o candidato faz provas escritas de português, redação, matemática, história, geografia e ciências.
  • 6. 5. Colégio Integral Alphaville - Campinas - SP

    6 /11(Divulgação)

    Os alunos do Colégio Integral que participaram do Enem 2009 obtiveram uma média geral de 739,75, responsável por alçar a escola à posição de quinta melhor do país. Na instituição, é possível entrar em qualquer série do ensino médio. O único pré-requisito é passar por uma entrevista com a orientadora educacional. A mensalidade sai por 1.100 reais e o material didático, de elaboração própria, custa 1.120 reais, dividido em até oito vezes.
  • 7. 6. Colégio Alexander Fleming - Campo Grande - MS

    7 /11(Divulgação)

    Primeiro do centro-oeste e sexto no ranking geral, o Colégio Alexander Fleming nasceu em 1981 com o nome de Escolinha da Alegria. Os anos passaram, a instituição se transformou em centro educacional e ganhou fama pelas aprovações no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Em 2009, o Alexander Fleming atingiu média geral de 737,40 no Enem. Para estudar no colégio, o aluno do terceiro ano desembolsa 1.002 reais por mês. O material didático custa 1.300 reais e pode ser dividido em até quatro parcelas.
  • 8. 7. Colégio Olimpo - Brasília - DF

    8 /11(Divulgação)

    Com a estratégia de atrair professores de fora com a oferta de salários generosos, o mais jovem integrante do ranking chegou em Brasília em 2008. Seus alunos prestaram o Enem pela primeira vez em 2009 e com nota média de 736,33, já colocaram o colégio entre os dez melhores do país. Para estudar no Olimpo, é preciso passar por uma entrevista com o diretor pedagógico e apresentar um boletim atualizado de outra instituição. A matrícula só é liberada a partir daí. As mensalidades custam 1.922 reais e os alunos ganham desconto de 5% no pagamento da anuidade à vista (23.064 reais).
  • 9. 8. Coluni - Viçosa - MG

    9 /11(Divulgação)

    Único representante da rede pública, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ou simplesmente Coluni, ganhou o título de melhor do país com média geral de 734,66 no Enem. Com professores trabalhando em regime de dedicação exclusiva, o Coluni virou referência em Minas Gerais. E o que é melhor, sem cobrar nada dos seus alunos. Para entrar no colégio, entretanto, é preciso participar de um processo seletivo que admite alunos para o primeiro ano do ensino médio. As inscrições para 2012 terminaram no dia 05 de agosto. O ingresso no terceiro ano só acontece quando há vagas remanescentes.
  • 10. 9. Colégio Bernoulli - Belo Horizonte - MG

    10 /11(Divulgação)

    Também mineiro, o Colégio Bernoulli atingiu média de 731,28 no Enem. Inicialmente fundado como cursinho preparatório, o colégio chegou à capital mineira no ano 2000. De lá para cá, a rede se expandiu e passou a oferecer turmas no ensino fundamental II (6ª à 9ª séries) e ensino médio. Para entrar no terceiro ano, o aluno deve passar por uma prova de admissão, ofertada para todas as séries do ensino médio. A mensalidade para os que vão prestar o vestibular sai por 1.068 reais e o material didático, preparado pela equipe docente, custa 1.100 reais com metade paga em janeiro e a outra metade em julho.
  • 11. 10. Colégio Helyos - Feira de Santana - BA

    11 /11(Divulgação)

    O Colégio Helyos ganhou ensino médio quase uma década depois da sua fundação, em 1992. Desde a divulgação das notas do Enem pelo MEC, contudo, a escola sempre conquistou a melhor pontuação da Bahia. Com média geral de 730,42 pontos, a instituição ganhou também a décima colocação no ranking geral brasileiro. A mensalidade do terceiro ano sai por 1.190 reais, mas o colégio não admite novos alunos nesta série.
  • Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnemMEC – Ministério da Educaçãoorcamento-pessoalrenda-pessoal

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame