Principais bolsas da Europa fecham em baixa nesta quinta-feira
Investidores continuam se ajustando à alta das taxas de juros em todo o mundo
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Os principais mercados de ações da Europa encerraram em queda nesta quinta-feira (7/6), na medida que os investidores continuam ajustando suas expectativas ao novo patamar internacional de juros. O aumento dos juros é uma resposta de bancos centrais em vários países para conter o crescimento econômico acima do esperado e, assim, minimizar os riscos de pressões inflacionárias.
Em entrevista ao americano The Wall Street Journal, Stephen Dowds, chefe da área internacional da corretora Northern Trust, afirmou que a percepção dos investidores é de que o aumento dos juros terá um ciclo longo. Com isso, a tendência de curto prazo é de queda nas bolsas internacionais. "Podemos assistir a mais realizações de lucro nas bolsas", disse.
Na Alemanha, a Bolsa de Frankfurt fechou em queda de 1,4%. Em Paris, a baixa foi de 1,5%. Milão e Madri recuaram, respectivamente, 0,90% e 0,83%. Já a Bolsa de Londres registrou queda mais amena, de 0,3%. O pregão londrino foi ajudado pela alta de 2% dos papéis de duas companhias com grande peso no índice - a Vodafone e a GlaxoSmithKline.