Minhas Finanças

Previdência: 30% dos brasileiros passaram a poupar após reforma

Levantamento realizado pelo Ibope Inteligência apontou que os brasileiros mudaram os hábitos financeiros após aprovação da reforma da Previdência

Poupança: produto ainda é o mais conhecido do brasileiro (Sally Anscombe/Getty Images)

Poupança: produto ainda é o mais conhecido do brasileiro (Sally Anscombe/Getty Images)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 05h50.

Última atualização em 10 de dezembro de 2019 às 06h50.

São Paulo - A aprovação da reforma da Previdência, em outubro deste ano, fez com que um terço dos brasileiros mudasse seus hábitos financeiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, encomendada pelo C6 Bank, com mais de 2 mil pessoas das classes A,B e C das cinco regiões do país.

Segundo os dados, 33% mudaram de comportamento e passaram a guardar dinheiro com regularidade após a mudança nas regras da aposentadoria.

Outros 26% disseram que continuaram a investir como sempre fizeram, contra 31% que afirmaram que ainda não fizeram nada pensando no assunto. Já 10% declararam que não têm o hábito de investir e que não conseguirão poupar dinheiro nos próximos anos.

Entre os que mudaram de opinião e passaram a investir mais, os jovens são destaque, 39% entre aqueles com 16 e 24 anos e 37% entre os brasileiros de 25 a 34 anos.

Tipos de investimentos

O estudo também questionou quanto o brasileiro está informado sobre as seguintes opções de investimentos: poupança, previdência privada, fundo de renda fixa,  bolsa de valores  e fundos imobiliários. 

A poupança é de longe o produto que o brasileiro está mais familiarizado, com 48% dos respondentes dizendo que entendem muito bem sobre ela. Entre os produtos menos conhecidos estão a bolsa de valores e fundos imobiliários, com apenas 16% afirmando que têm alto nível de conhecimento. 

Em fundos de renda fixa e previdência, o percentual daqueles que afirmam que entendem bem sobre o assunto é de 28% e 27%, respectivamente. 

Acompanhe tudo sobre:Investimentos-pessoaisPoupançaReforma da Previdência

Mais de Minhas Finanças

Prazo final do Imposto de Renda: MEI deve enviar duas declarações esta semana

Veja o funcionamento dos bancos no feriado de Corpus Christi e na sexta-feira

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 75 milhões na poupança

Imposto de Renda 2024: Como pagar menos imposto com o aluguel

Mais na Exame