Previ e BNDESPar venderão ações do Banco do Brasil
Instituições ofertarão entre 3% e 5% dos papéis do banco até o final do ano
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e a BNDESPar, subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realizarão até o final do ano uma oferta pública para vender entre 3% e 5% das ações do Banco do Brasil que se encontram em poder das duas instituições.
Em comunicado enviado nesta quinta-feira (19/7) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco do Brasil informa que já foram iniciados os estudos para a viabilização da oferta e, assim que forem finalizados e aprovados pela Previ e pela BNDESPar, o mercado será informado.
Em junho do ano passado, o Banco do Brasil realizou uma oferta pública na qual foram ofertadas 45.441.459 ações ordinárias, equivalentes a 7,6% de seu capital total. Os papéis tiveram seu preço fixado em 43,50 reais e os investidores puderam investir entre 1.000 reais e 300.000 reais.
Um ano depois, o Banco do Brasil anunciou o desdobramento de sua ações, de forma que cada investidor recebeu duas novas ações para cada uma que possuía. Com a medida, a instituição ampliou a quantidade de papéis disponíveis no mercado sem aumentar o patrimônio da empresa ou alterar a participação dos acionistas - favorecendo a liquidez e o acesso de pequenos investidores às sua ações.
Ontem (18/7), os papéis da instituição fecharam cotados a 31,19 reais, em alta 0,93%. Desde a oferta pública realizada no ano passado, as ações do banco se valorizaram em mais de 100%.