Pibb movimenta R$ 67,7 milhões no primeiro mês de Bovespa
Pibb é o primeiro fundo de índice de ações negociado em Bolsa no país. Valor movimentado equivale a 11% do total emitido
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Em seu mês de estréia na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o fundo Papéis Índice Brasil Bovespa (Pibb) movimentou 67,669 milhões de reais no mercado secundário. O montante equivale a cerca de 11% dos 600 milhões de reais do total emitido no lançamento do produto. O Pibb é o primeiro fundo brasileira de índice de ações negociado em bolsa de valores e foi criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Leia também reportagem da revista sobre administradores de carteiras que se concentram em poucas atividades para otimizar seu desempenho .
No pregão de quarta-feira (25/8), as cotas do Pibb fecharam em 28,80 reais cada. A cifra indica valorização de 9,55% sobre os 26,29 reais do dia do lançamento (26/7). O Pibb é composto pelas ações das 50 empresas mais negocadas no mercado à vista da Bovespa. Apesar de atrelado a estes papéis, o desempenho do fundo foi superior aos 8,98% de alta do IbrX-50, índice da bolsa para os 50 papéis mais líquidos.
Voltado prioritariamente para pequenos e médios investidores individuais, as cotas do Pibb foram adquiridas por mais de 25 mil pessoas. Um de seus atrativos é a garantia de recompra, pelo BNDES, dos papéis após um ano, para aplicações até 25 mil reais.