Minhas Finanças

Petrobras assina acordos de financiamento com bancos japoneses

Pelo menos 1,2 bilhão de dólares poderão ser liberados pelas instituições japonesas para projetos de expansão da estatal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A Petrobras assinou, nesta sexta-feira (27/5), quatro acordos com bancos japoneses para o financiamento de projetos de expansão, previstos no plano estratégico para o período até 2010. Com isso, as instituições poderão liberar, pelo menos, 1,2 bilhão de dólares para a estatal.

O maior acordo envolve a modernização da Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada no município paulista de São José dos Campos. Segundo o memorando, os japoneses poderão financiar até 900 milhões de dólares. As obras devem começar no terceiro trimestre deste ano e o início da operação está programado para o primeiro trimestre de 2008.

Os investimentos na Revap a quarta maior refinaria da Petrobras visam a aumentar a conversão de óleo combustível em derivados mais leves, além de ampliar a capacidade de refino de óleos pesados e adaptar o diesel às novas especificações nacionais. Do total previsto no memorando, 486 milhões de dólares virão do Japan Bank for International Cooperation (Jbic); outros 324 milhões virão de um pool de bancos privados liderados pelo Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC), e outros 90 milhões sairão do Mitsui e do Itochu. O prazo de financiamento previso é de 15 anos, com 3,5 anos de carência.

Plano estratégico

O segundo memorando foi assinado com o Nippon Export and Investment Insurance (Nexi) e com o SMBC para um empréstimo de até 300 milhões de dólares, com prazo de pagamento de até 12 anos e carência de 4 anos. O dinheiro será usado para financiar parte do programa de investimentos estratégicos.

O terceiro acordo foi assinado com o Jbic e tem como objetivo estreitar a colaboração entre o banco e a estatal brasileira e buscar novas oportunidades de cooperação. O documento ressalta a importância dos recursos do Jbic para os projetos da Petrobras, nas áreas de exploração, produção e refino de petróleo, bem como no segmento de gás natural.

O último memorando foi assinado com a Companhia Vale do Rio Doce e com a Mitsui. A intenção é estudar modos de reduzir os custos de logística, no Brasil, para estimular a exportação de álcool combustível para o Japão. Com isso, os japoneses pretendem reduzir sua dependência do petróleo, o que lhe permitirá cumprir mais rápido suas metas de redução da emissão de poluentes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Endividamento das famílias brasileiras cai para 78,5% em julho

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Veja quem deve pagar o licenciamento obrigatório no mês de agosto em SP

Mais na Exame