Os melhores e os piores carros para se enfrentar uma enchente
Os carros que sofrem mais e menos riscos de danos em caso de alagamentos, segundo testes do CESVI
Da Redação
Publicado em 29 de novembro de 2012 às 15h10.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.
São Paulo – Com a chegada do verão, aumentam os temores de estragos por conta das fortes chuvas e alagamentos. Nessa época, muitos motoristas hesitam em sair com o carro quando parece que o tempo vai virar, e não é por menos. O conserto de danos causados pela água é trabalhoso e pesa no bolso. Alguns automóveis, porém, enfrentam alagamentos com mais facilidade que outros. Carros mais altos, como os utilitários esportivos, estão menos expostos a estragos, enquanto os populares – os hatchs compactos – sofrem. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) desenvolveu um índice de enchentes para mensurar o risco de cada modelo de sofrer danos em caso de cheias, que os classifica de 0,5 a 5 estrelas. Quanto melhor a nota, menor o risco de apresentar estragos em enchentes que provoquem a parada do veículo. São analisados os riscos de sofrer calço hidráulico (entrada de água na câmara de combustão, causando danos aos componentes internos), e de comprometer o funcionamento do carro por danos em componentes fundamentais. A nota mais baixa dos carros testados em 2011 pelo CESVI foi 1, e a mais alta, 5. O site da entidade dispõe de uma ferramenta para buscar os modelos e compará-los. Conheça a seguir os modelos mais e menos resistentes aos danos causados por enchentes:
O carro mais vendido do país não foi feito para enfrentar os alagamentos que afligem as cidades brasileiras. O Novo Gol, modelo 1.0 8V de cinco portas total flex, recebeu apenas uma estrela no índice do CESVI. Por sinal, quase todos os carros compactos testados em 2011, especialmente os hatchs, tiveram notas abaixo de 2,5. O outro modelo testado da Volkswagen, o Novo Spacefox, categoria SW compacta, obteve três estrelas
O econômico Fiat Mille Fire Economy, outro hatch compacto, também obteve apenas uma estrela. Foram testados os modelos 1.0 de três e cinco portas, ambos flex. De acordo com Gerson Burin, analista técnico do Cesvi, os hatchs e demais veículos compactos tendem a parar ou sofrer mais danos durante os alagamentos em função da pequena distância de seus componentes em relação ao solo. “O teste leva em conta essas medições. Não chegamos a colocar o veículo em condições de enchente. Também verificamos a configuração dos componentes, como, por exemplo, o comprimento total da galeria entre a entrada de ar e o coletor da admissão, para ver quais veículos são mais suscetíveis a danos”, explica Gerson. Por conta disso, carros mais baixos em geral são considerados mais frágeis.
O Fiat Palio Fire Economy, outro hatch compacto econômico, também obteve apenas uma estrela. Foram testados os modelos 1.0 8V flex de três e cinco portas. O Fiat Palio Attractive teve duas estrelas, e o Novo Uno ficou na média, com 2,5. Foi da Fiat o único hatch compacto que conseguiu um conceito acima da média. Trata-se do Fiat Novo Palio, que obteve três estrelas. Gerson Burin, do Cesvi, explica que um veículo compacto pode obter um índice relativamente bom caso seus componentes estejam num setor mais distante do solo em comparação a seus pares. “O modelo que tem a nota superior pode ter, por exemplo, a tomada de ar ou o motor num patamar mais elevado”, diz o analista técnico.
Da mesma forma que veículos pequenos e baixos podem receber um índice alto, carros que seriam normalmente mais resistentes em alagamentos podem ficar com índices baixos. É o caso da picape compacta Ford Courier, que também ficou com apenas uma estrela. O motivo é o mesmo, a disposição dos componentes. Embora seja um carro um pouco mais alto, os componentes não ficam suficientemente distantes do solo, em função de sua própria disposição no veículo. Foram testadas as versões L e XL motor 1.6 8V duas portas flex. As demais picapes testadas no ano passado, como a Chevrolet S10, a Peugeot Courier e a SsangYong Actyon Sports, ficaram com índices acima de três estrelas.
Os carros com melhor desempenho no índice de enchentes são os utilitários esportivos e as picapes. É o caso do SUV Ford Edge, que ficou com 4,5 estrelas. Este é um dos índices mais altos do ano passado, além de ser a mais alta nota obtida por um veículo da Ford. Foram testadas as versões SEL Duratec e Limited Duratec de cinco portas e motor 3.5 V6 24V AWD a gasolina. “Esse tipo de veículo é mais apropriado para condições mais severas. Seus projetos são cuidadosos com itens como a tomada de ar e o escapamento, o que eleva o índice”, explica Gerson Burin, do Cesvi.
Os carrões da SsangYong foram os que mais se destacaram positivamente nos testes do Cesvi. Os quatro modelos testados ficaram com índice acima de quatro, e não é por menos: todos são utilitários esportivos ou picapes. O SUV SsangYong Kyron M200XDI 4x4 2.0 16V AT SP a diesel ficou com índice 4,5.
O único veículo com cinco estrelas em 2011 foi o utilitário esportivo SsangYong Actyon A230 4x4 2.3 16V Gasolina AT de cinco portas. Além dos dois modelos que aparecem nesta lista, a montadora teve outros dois com ótimos índices de enchente: o SUV Rexton e a picape Actyon Sports, ambos com quatro estrelas.
Mais lidas
Mais de Minhas Finanças
Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feiraPetrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordináriosReceita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IRMutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas