Exame Logo

Oferta do Santander pode pressionar ações de Bradesco e Itaú

Expectativa do mercado é que banco consiga levantar cerca de R$ 7,1 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Santander deve concluir a oferta de ações na Bovespa já neste mês de setembro, segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo. A expectativa do mercado é que o banco consiga levantar, no mínimo, 7,1 bilhões de reais, o equivalente a 15% de seu capital social de R$ 47,152 bilhões. De acordo com analistas da Link Investimentos, a oferta do Santander, dado seu volume, pode pressionar ações de outros grandes bancos como Itaú e Bradesco.

De acordo com a Link, para participar da oferta, alguns investidores do setor no país teriam que vender suas ações dos demais bancos de forma a não aumentar a exposição de suas carteiras ao segmento. Um grande volume de ações vendidas poderia pressionar um movimento de queda de preços. Mesmo assim, a corretora mantém sua indicação de compra para os papéis do Itaú e do Bradesco.

Veja também

As ações do Itaú Unibanco ( ITUB4 ) fecharam o pregão desta quinta-feira em queda de 0,48%, a 30,81 reais, e as do Bradesco ( BBDC4 ), em alta de 0,26%, a 30,20 reais. O Ibovespa fechou o dia aos 55.707 pontos, em alta de 0,57%.

Oferta
Segundo a Folha, o prospecto com detalhes da operação do Santander, liderada pelos bancos UBS, Credit Suisse, Bank of America/Merrill Lynch e o próprio Santander, deve ser encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ainda nesta semana. As ações do banco devem estrear na Bovespa entre o fim de setembro e o início de outubro. A operação deve reservar aos pequenos investidores (pessoas físicas) entre 10% e 20% das ações ofertadas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame