Exame Logo

O negócio da minha esposa não deu lucro. Ela pode ser minha dependente?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas

(Anderson Figo/Exame)

Júlia Lewgoy

Publicado em 12 de abril de 2019 às 12h00.

Última atualização em 12 de abril de 2019 às 12h00.

Pergunta do leitor:Minha esposa ésóciade um salão de beleza com a tia. Apesar de o negócio gerar renda para a tia, minha esposa não recebeu nenhum valor como remuneração em 2018. Posso incluí-la como minha dependente noImposto de Renda? Se sim, como fazer isso?

Resposta de Valdir Amorim*:

Veja também

Sim. Você pode fazer a declaração em conjunto com sua esposa e informá-la como sua dependente, apesar de ela não ter rendimentos na sociedade, ou seja, lucros ou pró-labore.

Na ficha “Dependentes”, identifique com código 11 o tipo de dependente, cônjuge, e informe o nome, a data de nascimento e o número do CPF dela.

Na ficha "Bens e Direitos", informe o valor da participação que ela tem na sociedade. Insira o número do CNPJ e o valor das quotas sociais.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário IOB, da Sage Brasil, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoDicas de Imposto de RendaDinheiroEmpresasImposto de Renda 2020Impostosreceita-federalSócios

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame