Exame Logo

Wal-Mart cria fundo de private equity para apoiar minorias

Empresas de fornecedores geridas por mulheres ou minorias contarão com 25 milhões de dólares da rede de varejo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Réu no maior caso de discriminação sexual dos Estados Unidos, o Wal-Mart criará um fundo de private equity para apoiar companhias geridas por mulheres ou membros de minorais que forneçam algum produto para a maior rede varejista do mundo. O dinheiro será desembolsado ao longo dos próximos cinco anos. O fundo, chamado de Aldus Equity Partners, será sediado em Dallas, no Texas (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre o poder do Wal-Mart).

Dos 61 000 fornecedores do Wal-Mart nos Estados Unidos, 5 200 são comandados por mulheres ou membros de minorias, segundo a empresa. De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, a empresa enfrenta uma ação coletiva integrada por 1,6 milhão de mulheres que trabalham ou trabalharam na rede. Apresentada em 2001, a ação acusa o Wal-Mart de, sistematicamente, pagar salários menores às mulheres e de lhes oferecer poucas condições de promoção.

Veja também

Em julho deste ano, a empresa sofreu um novo golpe. Dois caminhoneiros negros abriram um processo contra a rede, acusando-a de discriminação racial por não tê-los contratado. Os advogados que os representam estão procurando outros casos para transformar o processo numa nova ação coletiva.

Apesar de ser bombardeada por acusações de racismo e sexismo, a empresa nega que a constituição do fundo esteja relacionada com as disputas jurídicas. "Não há relação nenhuma. Isto não é uma coisa que começamos a fazer agora", afirmou Linda Blakely, porta-voz do Wal-Mart. Segundo ela, a promoção das minorias e das mulheres é uma prática constante da empresa. Em meados dos anos 90, de acordo com Linda, os fornecedores administrados por esses grupos faturavam 2 milhões de dólares. Agora, a cifra é de 3 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame