Mizuho decide vender sua participação no Unibanco
O grupo japonês Mizuho Corporate Bank e o alemão Commerzbank irão vender suas participações no Unibanco. Ambos os acionistas fazem parte do bloco controlador. Em fato relevante publicado nesta segunda-feira (4/8), o terceiro maior banco privado do país comunica que o grupo japonês irá se desfazer de todas as suas ações, enquanto o alemão apenas […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O grupo japonês Mizuho Corporate Bank e o alemão Commerzbank irão vender suas participações no Unibanco. Ambos os acionistas fazem parte do bloco controlador. Em fato relevante publicado nesta segunda-feira (4/8), o terceiro maior banco privado do país comunica que o grupo japonês irá se desfazer de todas as suas ações, enquanto o alemão apenas reduzirá sua participação. Para o Unibanco, a vantagem do negócio é a possibilidade de aumentar a liquidez de suas ações no mercado brasileiro e entrar para o Índice Bovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo.
A operação será efetuada por meio de uma oferta global dos papéis dos dois acionistas no Brasil e nos Estados Unidos. Numa primeira etapa, explica o comunicado, o Mizuho irá converter suas ações ordinárias do Unibanco Holdings, que controla o Unibanco, em ações preferenciais. Depois, estas ações serão transformadas em papéis chamados units. O Unibanco negocia units no Brasil e em Nova York (no mercado americano em forma de global depositary shares, que equivalem a 500 units cada)
O Mizuho detém 6,2% do capital votante do Unibanco Holdings e 3,2% do capital total do Unibanco - o que equivale a 3,336 bilhões de units. O Commerzbank possui 11,4% do capital total do Unibanco Holdings, 1,8% do capital do Unibanco e deve vender o equivalente a 2,47 bilhões de units. Segundo o comunicado, caso haja maior demanda pelos papéis, o Mizuho e o Commerzbank também manifestaram a intenção de vender até aproximadamente 6,679 bilhões de units ou 9,5% do capital total do banco brasileiro.
A oferta dos papéis será coordenada pelo Credit Suisse First Boston no Brasil e no exterior. A oferta deve começar na segunda quinzena de setembro.