Mark Mobius, a "Águia Careca" de Wall Street
Megainvestidor tem mais de trinta anos de experiência com mercados emergentes
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
Em Wall Street, Mark Mobius tem outro nome e sobrenome: "Bald Eagle", "Águia Careca". Aclamado como um dos maiores especialistas em mercados emergentes, o megainvestidor faz jus à fama: tem uma experiência de mais de três décadas no trabalho com países em desenvolvimento e comanda fundos que dedicam bilhões a países como Tailândia, Coréia e Japão.
Apesar de nascido em Nova York, nos Estados Unidos, em 1936, Mobius tem nacionalidade alemã. Poucos anos depois de concluir uma graduação em comunicação pela Universidade de Boston e, em 1964, uma pós-graduação em economia pelo Massachusetts Institute of Technology, o investidor já comandava a própria empresa de consultoria, instalada em Hong Kong. A empreitada durou uma década, ao fim da qual, em 1980, Mobius tornou-se diretor de uma corretora no país. A passagem pela empresa o colocou em contato com os mercados de capitais de Taiwan, India, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Coréia - uma bagagem que o levou, em 1983, à presidência da International Investment Trust Company, primeira firma de investimento de Taiwan.
Quatro anos mais tarde, Mobius entrou na Franklin Templeton, onde hoje dirige fundos como o Templeton Emerging Markets Fund. Foi nesta gestora de recursos americana que o investidor conquistou respeito - e também alguns tropeços. A crise asiática, no fim da década de 90, não lhe foi generosa: o fundo de mercados emergentes que administrava acumulou perdas de 50%. Apesar da mancha no portfólio, Mobius é respeitado entre os gestores de fundos como um profundo conhecer dos mercados emergentes, reputação que ele mantém com viagens repetidas pelo mundo em busca de companhias que ofereçam as condições ideais para investimento.