Exame Logo

Mais de 1 milhão de contribuintes ainda não entregaram a declaração do IR

Os contribuintes que precisarem fazer retificação da declaração poderão fazer os ajustes e enviar os documentos virtualmente, sem precisar ir à Receita

Receita Federal: estimativa é que mais de 19 milhões de pessoas tenham imposto a receber, o que, em valores, deve significar mais de 24 bilhões de reais (Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)
NF

Natália Flach

Publicado em 30 de junho de 2020 às 19h44.

Última atualização em 30 de junho de 2020 às 19h46.

Faltando pouco mais de quatro horas para o fim do prazo, cerca de 1 milhão de declarações de imposto de renda ainda não foram entregues à Receita Federal. Ao longo do dia, têm sido enviados cerca de 264.000 documentos ao órgão por hora – se essa média for mantida, todas as declarações deverão ser endereçadas dentro do prazo.

"É bom lembrar que o programa continuará disponível normalmente e que os contribuintes poderão fazer suas declarações. A diferença é que terão de pagar multa", explicaJosé BarrosoTostesNeto, secretário especial daReceita Federal, em conversa com jornalistas, nesta terça-feira à noite.

Veja também

Segundo Tostes, os contribuintes que precisarem fazer retificação da declaração poderão fazer os ajustes e enviar os documentos virtualmente, sem precisar ir à Receita. Essa opção estará disponível pelo portal e-Cac. Para fazer essa remessa, o contribuinte precisará ter certificado digital ou gerar um código a partir do número da declaração do imposto de renda.

A estimativa é que mais de 19 milhões de pessoas tenham imposto a receber, o que, em valores, deve significar mais de 24 bilhões de reais. Outros 6 bilhões de contribuintes terão que pagar imposto em um montante equivalente a 19,6 bilhões de reais.

[infogram url="https://infogram.com/imposto-de-renda-1hdw2joyymgd6l0?live" id="efc422bd-6323-471c-8068-ce4f7f14588d" prefix="KwY" format="interactive" title="Imposto de renda" /]

Fonte: Receita Federal

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2020receita-federal

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame