Jogo gratuito ensina educação financeira para crianças e jovens

Game “Meu Dinheiro, Meu Negócio" leva jogador a pensar nas melhores decisões em diferentes situações cotidianas
No jogo, jovem pode definir o próprio personagem - suas características, aspirações e personalidade (Meu Dinheiro Meu Negócio/Reprodução)
No jogo, jovem pode definir o próprio personagem - suas características, aspirações e personalidade (Meu Dinheiro Meu Negócio/Reprodução)
Por Redação Publicado em 12/03/2022 07:00 | Última atualização em 31/05/2022 11:50Tempo de Leitura: 2 min de leitura

De forma lúdica e leve, o game “Meu Dinheiro, Meu Negócio” simula o gerenciamento da vida financeira, levando o jogador a pensar nas melhores decisões em diferentes situações cotidianas. A iniciativa da Claritas, gestora independente de investimentos, foi desenvolvida em parceria com a organização social incentivadora Junior Achievement.

No jogo, o jovem pode definir o seu próprio personagem - suas características, aspirações e personalidade -, que passará por diferentes fases da vida, com necessidades específicas: compromissos, obrigações, desejos e atividades de lazer.

Tenha acesso agora a todos materiais gratuitos da EXAME para investimentos, educação e desenvolvimento pessoal

O objetivo é que o jogador aprenda a utilizar seu dinheiro da melhor maneira para alcançar metas e sonhos, em uma narrativa única. Os conflitos também são semelhantes ao que encontramos na vida real, como imprevistos e gastos inesperados, fazendo com que o usuário tome decisões para dar os próximos passos.

O jogo, apesar de voltado à educação financeira em escolas públicas, pode ser acessado por todos de forma gratuita. Para jogar, basta acessar a loja de aplicativos no celular e baixar o app para aparelhos Android ou iOs.

O app incentiva pessoas com daltonismo e baixa visão a jogarem por meio do uso de feedbacks visuais e sonoros, que reforçam situações inesperadas e mensagens-chave a todo momento. Para isso, basta acionar o Modo Acessibilidade.

Na construção do avatar o usuário encontra várias combinações de tons de pele, estilos de roupas, cabelos, biotipo e afins. Ao definir um personagem, não é necessário que se estabeleça o gênero, pois o intuito é que não haja distinção entre feminino e masculino, nem orientação sexual.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia