Minhas Finanças

Investidores estrangeiros prolongam febre imobiliária nos EUA

Preços do mercado imobiliário continuam inflados graças à injeção de recursos em títulos lastreados em hipotecas

Boom imobiliário é sustentado por estrangeiros

Boom imobiliário é sustentado por estrangeiros

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A forte demanda de investidores estrangeiros por títulos lastreados em hipotecas está abrindo espaço para que os americanos tomem mais (e mais arriscados) financiamentos imobiliários. A informação é do The Wall Street Journal desta quarta-feira (24/8). O fenômeno está ajudando a prolongar o boom do mercado imobiliário nos Estados Unidos (leia reportagem de EXAME sobre o assunto).

A injeção de recursos de investidores -- com presença crescente de europeus e asiáticos -- continua atiçando o mercado imobiliário mesmo com o Federal Reserve (Fed) firme em sua política de elevação gradual da taxa básica de juros da economia. Juros em alta resultam em um freio para a inflação dos preços dos imóveis, mas o mercado está mostrando poucos sinais de desaceleração. "Padrões mais relaxados para os empréstimos são a maior contribuição para a febre especulativa que temos hoje", diz Kenneth Rosen, especialista em mercado imobiliário da Universidade da Califórnia.

Títulos sem garantia lastreados em hipotecas podem render 15% ao ano (os garantidos pagam 5,5%). Os títulos do Tesouro Americano de dez anos rendem 4,2% e papéis semelhantes na Alemanha e no Japão pagam 3,2% e 1,5%, respectivamente.

Os financiamentos menos confiáveis associados a títulos somavam 401 bilhões de dólares no ano passado, quase o dobro do registrado em 2003, segundo a Standard & Poor's. Os financiamentos com documentação incompleta sobre renda e bens dos tomadores chegam a 70% dos títulos lastreados em hipotecas classificados pela S&P no primeiro semestre. Esse nível é o dobro do verificado em 2000.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Endividamento das famílias brasileiras cai para 78,5% em julho

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Veja quem deve pagar o licenciamento obrigatório no mês de agosto em SP

Mais na Exame