Live icon 

ELEIÇÕES 2022:  

Lula e Bolsonaro vão disputar o segundo turno Veja agora.

Fundos do Santander investem na Europa, nos EUA e na Ásia

Gestora acaba de lançar fundos que aplicam de 15% a 20% dos recursos lá fora

	Santander: fundos multimercados lançados pela asset têm aplicação inicial de 10 mil reais
 (David Ramos/Bloomberg)
Santander: fundos multimercados lançados pela asset têm aplicação inicial de 10 mil reais (David Ramos/Bloomberg)
P
Priscila YazbekPublicado em 07/01/2014 às 13:05.

São Paulo - A Santander Asset Management acaba de lançar dois fundos de investimento que permitem ao investidor acessar mercados internacionais como Europa, Estados Unidos, Ásia e países emergentes.

Os fundos Global Multimercado e Global Van Gogh Multimercado possuem aplicação inicial de 10 mil reais e, segundo a gestora, são indicados para investidores com perfil de risco moderado e arrojado.

No fundo Global Multimercado, direcionado a clientes Select, a parcela alocada no exterior é de até 20%.

E no fundo Global Van Gogh, exclusivo para clientes Van Gogh, a parcela é de até 15%.

Segundo a diretora da Santander Asset Management, Luciane Ribeiro a parcela externa dos fundos será destinada somente a cotas de fundos de ações internacionais.

"Nós vamos contar com a expertise da nossa mesa de gestores do Santander em Londres, que vai investir apenas em cotas de fundos de ações internacionais", diz.

Cerca de 40% dos investimentos no exterior se concentrarão em ativos dos Estados Unidos, 30% em ativos da Europa, e o restante se dividirá entre Japão, outros países da Ásia e emergentes.

Em ambos os fundos, a porção de investimentos no mercado nacional será dividida entre aplicações em renda fixa e renda variável. "Na parte local, por ser um fundo multimercado, vamos aplicar em Bolsa, renda fixa, câmbio etc.", afirma Luciane.

Ela acrescenta que os fundos representam uma boa estratégia de diversificação diante do pessimismo no mercado local. "Nós vimos nos últimos 12 meses que todo produto com diversificação no exterior tem obtido um resultado muito iteressante. Então investir no exterior é uma boa estratégia para diversificar os riscos", afirma a diretora da Asset.

O fundo Global Multimercado terá taxa de administração de 1,80% ao ano e taxa de performance de 20%. Esta última é cobrada sobre a rentabilidade que exceder o indicador que baliza o fundo. Já o fundo Global Van Gogh terá taxa de administração de 2,00% ao ano e taxa de performance de 20%.

Os novos produtos foram abertos para captação nesta segunda-feira.

A Santander Asset Management é uma gestora global com 50% de participação do Banco Santander e 50% da Warbug Pincus e General Atlantic. Atualmente, a gestora tem 122 bilhões de reais em ativos sob gestão.

*Matéria atualizada às 11h56.