Exame Logo

Fundos ainda rendem mais do que poupança, diz Anbid

Segundo o vice-presidente da associação, as previsões que apontam superioridade da poupança partem de premissas erradas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Mesmo com a trajetória de queda dos juros básicos da economia, nos últimos meses, e com a cobrança de taxas de administração significativas, a maioria dos fundos DI e de renda fixa ainda rende mais do que a poupança, segundo a Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).

Em entrevista à repórter Francine De Lorenzo, o vice-presidente da associação, Alexandre Zakia, afirmou que no período de 30 dias encerrado em 21 de julho, 91% dos fundos de renda fixa e 88% dos fundos DI tiveram rendimento superior ao da poupança.

Veja também

O dado contraria as previsões de que a redução dos juros acabaria por minar a competitividade dos fundos, uma vez que a rentabilidade de alguns tipos de fundos está fortemente atrelada à taxa Selic, enquanto o rendimento da poupança (6% ao mês mais Taxa Referencial) é definido por lei e flutua muito menos.

Para Zakia, porém, calcular a rentabilidade dos fundos com base apenas na taxa básica de juros é uma premissa errada. Veja no vídeo a seguir porque ele afirma que esse tipo de investimento ainda é mais vantajoso do que a poupança.
http://www.truetech.com.br/webtvconsole/usuario/embed.swf

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame