Minhas Finanças

Fundo britânico de infra-estrutura terá US$ 2,56 bilhões para investir

No ano passado, fundos aplicaram 150 bilhões de dólares em projetos do setor

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

A companhia britânica 3i, especializada em private equity e capital de risco, vai lançar um fundo para captar até 1,3 bilhão de libras esterlinas (cerca de 2,56 bilhões de dólares), voltado para projetos de infra-estrutura. A iniciativa é mais um exemplo do crescente interesse dos investidores pelo setor. Somente no ano passado, os fundos dedicados a infra-estrutura somaram 150 bilhões de dólares em todo o mundo - um salto de 180% sobre o montante do ano 2000.

O fundo será listado na bolsa de Londres. Cerca de 700 milhões de libras do fundo serão usados pela 3i para participar de novos empreendimentos. Outros 300 milhões servirão para elevar a fatia da 3i em projetos já em curso, sobretudo na AEG, uma concessionária de água e esgoto comprada por um consórcio por 10,4 bilhões de dólares. A 3i possui mais de 300 milhões de libras investidos em 29 projetos de infra-estrutura.

De acordo com o britânico Financial Times, muitos dos maiores bancos de investimento do mundo, como o australiano Macquarie Bank, estão expandindo agressivamente sua participação no setor de infra-estrutura. No mês passado, o Goldman Sachs elevou em 6,5 bilhões de dólares seu primeiro fundo dedicado ao ramo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Aposentados podem excluir desconto indevido de associação pelo Meu INSS; veja como

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda