Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Fila de espera do cobiçado cartão Nubank não para de crescer

Administradora de cartões Nubank diz que número de usuários que aguardam para utilizar o cartão ligado a um aplicativo no celular já soma 100 mil

Modo escuro


	Administradora de cartões Nubank diz que número de usuários que aguardam para utilizar o cartão soma 100 mil
 (Nubank/Facebook/Divulgação)

Administradora de cartões Nubank diz que número de usuários que aguardam para utilizar o cartão soma 100 mil (Nubank/Facebook/Divulgação)

M
Marília Almeida

Publicado em 14 de setembro de 2015 às, 11h25.

São Paulo – A fila de espera para receber o cartão Nubank Mastercard Platinum, da administradora de cartões Nubank, está cada vez mais longa e já ultrapassa a marca de 100 mil pessoas. Em maio, eram 70 mil, de acordo com Cristina Junqueira, diretora e cofundadora da startup lançada no mercado em setembro do ano passado. 

Sem revelar o número de usuários atuais do cartão, Cristina diz que cerca de 500 mil pessoas já pediram o plástico. “Continuamos dobrando a base de clientes a cada três meses. Como a maior parte dos usuários são indicados por clientes, conforme aumentamos a nossa base de clientes essas indicações se multiplicam”, diz a executiva.

O consumidor precisa ser aprovado em uma análise de crédito para conseguir utilizar o cartão. Segundo Cristina, a fila de espera cresce por conta dessa avaliação, que pode durar meses em alguns casos.

Além do histórico de crédito do consumidor, a administradora de cartões analisa critérios adicionais, como ser indicado por um cliente que tem um bom histórico de crédito. A startup diz que não exige renda mínima para que os clientes obtenham o cartão.

Diferenciais

Entre os diferenciais do cartão Nubank estão: a ausência de taxa de anuidade e outras tarifas; a cobrança de juros mais baixos do que a média do mercado; a transparência nas informações sobre gastos realizados pelo usuário; e a solução de eventuais problemas pela internet, evitando que o cliente tenha que encarar procedimentos burocráticos.

O plástico é gerenciado por um aplicativo, que atualmente está disponível para smartphones com sistema iOS e Android e, até o final do ano, também poderá ser baixado em aparelhos com sistema Windows Phone. A possibilidade de reduzir ou aumentar o limite de crédito disponível, bloquear e desbloquear o cartão ou antecipar o pagamento da fatura a qualquer momento são algumas das funcionalidades do app. 

O Nubank cobra juros de 7,75% ao mês em caso de atraso no pagamento da fatura, quando o cliente entra no crédito rotativo do cartão. A título de comparação, no mercado brasileiro, a taxa de juros média do cartão de crédito rotativo é de 14,26% ao mês (dados da pesquisa mensal de juros do Banco Central referente a julho).

No entanto, Cristina afirma que a startup já realiza testes para oferecer uma taxa de 2,75% ao mês no rotativo para um seleto grupo de clientes, considerados bons pagadores. A taxa é menor do que a cobrada no crédito consignado (no qual as parcelas da dívida são descontadas da folha de pagamento do devedor), de 2,84% ao mês, que é uma das menores taxas do mercado hoje, segundo dados do BC (veja como uma dívida evolui em 5 tipos de empréstimos).

A oferta de taxas de juros mais baixas é possibilitada por uma parceria com dois bancos de pequeno porte - cujos nomes a empresa não revela - e por conta da estrutura digital da empresa, que dispensa a necessidade de atendimento presencial e reduz a quantidade de atendimentos telefônicos.

Uma desvantagem é que o Nubank ainda não tem um programa de fidelidade. Apesar da criação de um programa de pontos estar nos planos da startup, ainda não há previsão para lançamento. 

Hoje o Nubank tem apenas uma parceria com o programa Surpreenda, da MasterCard. Apesar de oferecer benefícios ligados a viagens, o programa não permite que a pontuação obtida em compras possa ser convertida em milhas.

Últimas Notícias

ver mais
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões nesta quinta-feira; veja como apostar
seloMinhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões nesta quinta-feira; veja como apostar

Há 14 horas
Seguro mais barato? Pesquisa mostra que preço do serviço caiu em agosto pelo quarto mês consecutivo
seloMinhas Finanças

Seguro mais barato? Pesquisa mostra que preço do serviço caiu em agosto pelo quarto mês consecutivo

Há 15 horas
Caixa reduz juros de linhas de crédito pessoa física e jurídica após corte da Selic
seloMinhas Finanças

Caixa reduz juros de linhas de crédito pessoa física e jurídica após corte da Selic

Há um dia
Quem está em dívida com a Enel, pode renegociar débitos até 30 de setembro; entenda
seloMinhas Finanças

Quem está em dívida com a Enel, pode renegociar débitos até 30 de setembro; entenda

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais