(Maskot/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 25 de novembro de 2022 às 10h05.
Com milhares de notícias postadas a cada instante nos meios de comunicação brasileiros, pensar em conseguir acompanhar tudo o que acontece no país e no mundo parece um sonho distante. No entanto, para quem deseja investir bem o seu dinheiro e proteger o seu patrimônio contra instabilidades, estar a par do que move os mercados e a política global ainda é essencial.
Para especialistas no assunto, estudo e a busca incessante pela informação são caminhos fundamentais para que investidores possam alcançar seus objetivos no mercado financeiro. No entanto, com o aumento do número de fontes com linguagem acessível, distinguir informações financeiras confiáveis daquelas pouco qualificadas se tornou um desafio na hora de tomar boas decisões de investimento.
Foi pensando nisso que a EXAME lançou, há cerca de 1 ano, uma ferramenta gratuita que ajuda o investidor a multiplicar aquilo que ele mais precisa para ter sucesso (e tranquilidade) nos investimentos: o conhecimento.
Pensada para otimizar o tempo dos investidores e levar conhecimento confiável e selecionado aos leitores, a Invest é uma newsletter semanal produzida pela equipe de investimentos da EXAME que conta com:
O conteúdo é enviado para os mais de 60 mil assinantes todas as quartas-feiras às 8h e é totalmente gratuito. Por lá, os leitores encontram também artigos exclusivos e recebem, em primeira mão, promoções em cursos e MBAs, além de aulas gratuitas sobre diversos assuntos.
Para André Bona, educador financeiro há mais de 12 anos, muita gente, ao investir, "não fez sequer o trabalho básico de casa, que é entender para que serve cada um dos investimentos da sua carteira”, afirma o professor.
Mas com a quantidade exaustiva de conteúdo disponível, é um desafio, mesmo para o investidor mais experiente, saber quem ouvir e em qual fonte confiar. No longo prazo, a confusão de informações pode deixar o investidor frustrado e insatisfeito com suas decisões.
“Sem objetivos claros para os valores investidos é bastante comum que o investidor nunca esteja satisfeito com a rentabilidade da sua carteira. Que acredite que deveria ter aplicado o dinheiro da reserva de emergência, por exemplo, naquela ação que rendeu 300%”, explica Bona.
Em uma recente pesquisa feita com os assinantes da INVEST, constatou-se que mais de 89% deles considerava a newsletter “Muito Boa”. Entre os comentários, o destaque positivo vai para a simplicidade da escrita e o amplo leque de assuntos abordados:
“O conteúdo da Exame Invest é um dos mais amplos e precisos do mercado. Indispensável para qualquer investidor ou interessados no assunto. Dá vontade de ler cada tópico”, comenta Samuel Gouveia, Bibliotecário e leitor da Invest.
“O conteúdo é relevante, fluido e nos dá uma visão geral do que está acontecendo no mercado, de modo que possamos nos beneficiar de forma prática das informações para ampliar nossos horizontes profissional e pessoal no dia a dia.”, diz Edi Carlos Xavier, inscrito da Invest e CEO da Agência SnapX.
Assine a newsletter da EXAME Invest e receba as notícias que movem o mercado na sua caixa de e-mail.
Investimento serve para trazer paz e não ansiedade“A última regra resume bem as razões pelas quais a educação financeira,a compreensão e conceitos básicos sobre investimentos são tão fundamentais. Quando o investidor sabe o que está fazendo, ele não perde o sono com tanta frequência nem se apavora com facilidade. Existem riscos – de ganhos e de perdas – mas tudo dentro de um planejamento, nada que apavore.”, conclui Bona.
A newsletter semanal da EXAME Invest reúne as notícias, histórias e informações mais importantes para você investir o seu dinheiro, proteger o seu patrimônio e ficar por dentro do que move o Brasil e o mundo.
Em 5 minutos ou menos, os leitores que recebem a Invest se atualizam sobre o mercado financeiro, leem as principais notícias do dia e ainda têm acesso a análises exclusivas sobre a economia do Brasil e do mundo. Ela é uma newsletter semanal, enviada toda quarta-feira, às 8h.
Para recebê-la, basta clicar aqui, ou no botão abaixo e se inscrever: